TCE-PA

delimitador

 75 Anos de história (2022)

Nos últimos 75 anos, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participou de acontecimentos históricos que levaram a transformações sociais e a avanços tecnológicos decisivos para mudar a maneira como a administração pública atua. Acompanhando todas essas mudanças, a Corte de Contas paraense não parou no tempo e assumiu um posicionamento dinâmico, com visão holística e estratégica para as possibilidades de aprimoramento dos seus serviços. Investiu na modernização de sua infraestrutura e na capacitação do seu corpo funcional, para assim continuar exercendo de forma tempestiva, orientadora e efetiva o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade. Nessas quase oito décadas, a instituição não só caminhou junto aos fatos que mais impactaram o Pará, o Brasil e o mundo, como se tornou um reflexo de todo esse cenário global. Isso pode ser percebido na construção da identidade do Tribunal, baseada nas necessidades que cada momento pedia para sempre se manter atuante na defesa do interesse público quando o assunto é a utilização do erário estadual. Cada época e seu respectivo contexto econômico, político, social e tecnológico trouxe um desafio diferente, o que contribuiu para a consolidação de uma instituição resolutiva, hodierna, e que preza pela ética, independente do período no qual esteja inserida. Que as próximas páginas sirvam de inspiração para a continuidade da trajetória de sucesso do Tribunal de Contas do Estado do Pará, e que a missão, visão e valores organizacionais permaneçam norteando as atividades deste órgão ao longo da história, respeitando sempre a sua razão de existir: o cidadão paraense.

Conselheira Lourdes Lima - Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará

75 anos Tribunal de Contas do Estado do Pará, transformação e inovação em 75 anos de história.
Livro - Edição Comemorativa de 75 Anos

Acesso:

Edifício-sede do TCE-PA: 50 anos em 2020

O edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Palácio Serzedello Corrêa, completou 50 anos de inauguração no dia 21 de outubro de 2020. Com projeto assinado pelos arquitetos Paulo Chaves, Paulo Cal e Armando Mendonça, a construção inovou na época de sua inauguração pelo estilo arrojado de edificação, passando a pertencer ao patrimônio público estadual.

Na ocasião da abertura da nova sede do TCE-PA, a Corte de Contas era presidida pela conselheira Eva Andersen Pinheiro. A inauguração foi realizada pelo então governador do Estado, Alacid Nunes, e sua esposa Marilda Nunes.

Dom Alberto Ramos, arcebispo Metropolitano de Belém em 1970, abençoou o novo edifício do Tribunal. José Maria de Azevedo Barbosa, à época secretário de Estado da Viação e Obras Públicas do Pará (SEVOP), e que viria a ser conselheiro e presidente do TCE-PA, também participou da inauguração.

Arquitetura brutalista – O edifício-sede segue a linha arquitetônica brutalista, marcante no período pós 2ª Guerra Mundial até o final da década de 1970, quando se vivia um período de austeridade. As obras de perfil brutalista caracterizam-se pelo uso do concreto armado aparente, com blocos pré-moldados no teto sem placas de gesso. Os projetos previam a simplicidade, praticidade e funcionalidade dos espaços. Um de seus maiores nomes foi o arquiteto modernista suíço naturalizado francês Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo Le Corbusier.


 

70 Anos de História (2017)

O TCE-PA completa 70 anos em um momento ímpar da história do Brasil. Em meio a tantas máculas morais na política, a importância de uma instituição cuja função primeira é a fiscalização do dinheiro público ganhou visibilidade e, com isso, viu-se um aumento da cobrança social. É ciente de que a fiscalização e o controle externo são fundamentais para o pleno funcionamento do Estado, que o TCE-PA reconhece e corrobora com a relevância de seu papel institucional para a concretização de um Estado democrático de Direito.

Estamos em 2017. O mundo marcado pela tecnologia e pela instantaneidade das informações que o TCE-PA comemora suas sete décadas. Há quem não goste de olhar para trás, pois só almeja o futuro. Mas, em uma Corte marcada pelo total cumprimento de seu dever legal em prol do Estado e da sociedade paraense, olhar o passado é o mesmo que buscar inspiração, é o mesmo que resgatar o referencial, haja vista o passado ter como marca indelével a correição e a honestidade. Olhar para uma trajetória impoluta só permite desenhar um futuro ainda mais democrático. Sob a presidência da Ilustre Conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira, o Tribunal de Contas do Estado do Pará regozija-se de sua história, marcada pela eficiência e pela honorabilidade, e se apresenta com propósito de renovação, na busca por aliar o compromisso e o conhecimento, presentes desde o início da instituição, à modernidade e à educação, posto que o alcance da cidadania plena, objetivo fim que move a atuação do TCE-PA, só é possível por meio da educação.

Conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira
Presidente


60 Anos de História (2007)

Editorial

A Importância da História na Construção do Futuro

Há 60 anos, em 08 de julho de 1947, com o objetivo de “julgar as contas dos responsáveis por dinheiros e outros bens públicos, inclusive Prefeitos do interior”, a Constituição Paraense criou o Tribunal de Contas do Estado do Pará.

No decorrer destes anos, esta Corte de Contas tem desempenhado suas funções contando com o fiel envolvimento e dedicação dos 25 Conselheiros que compuseram e compõem seu Plenário, bem como de cada um dos integrantes de seu corpo técnico e auxiliar que estão na ativa e que por aqui passaram, hoje compondo o seu quadro de aposentados.

Momentos como estes têm sua força simbólica inconteste, e merecem ser destacados com seu registro, pois, ao revisitarmos nossa história, revisitamos a nós mesmos e temos a oportunidade de refletir sobre os caminhos trilhados, os esforços dispensados, os ajustes que se fizerem necessários, a coragem de seguir nos momentos de turbulência, as alegrias que constituem nossa existência.

Ao trazermos o passado para o nosso presente, ampliamos a possibilidade de um futuro pleno de alcance dos objetivos da nossa criação, e ora tão necessários e ampliados em nossa contemporaneidade.

O Tribunal de Contas do Estado completa 60 anos, e é importante destacarmos que a pessoa jurídica é fruto da história de todas as pessoas físicas que a constituíram e constituem, porque somos nós que a fazemos diariamente, e é dentro desta organização que vivemos grande parte de nossas vidas, construímos laços de amizade, compartilhamos histórias e crescemos como seres humanos.

Neste sentido, o passado se encontra com o futuro na execução das metas de modernização estabelecidas no PROMOEX – Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros, sob as quais se constitui uma rede de Tribunais de Contas, entre eles o do Estado do Pará.

O trabalho que ora desenvolvemos encontra seu escopo focado em três eixos: Pessoas, Processos e Tecnologia, e no decorrer desta edição comemorativa teremos a oportunidade de compartilhar a nossa história de ontem e de hoje, os momentos de valorização de nossos colaboradores a partir de uma gestão focada no desenvolvimento de pessoas, os avanços apresentados a partir de um olhar mais dinâmico e eficaz na área tecnológica que nos permite a otimização de esforços e atividades, tudo subsidiado com um amplo processo de revisão e atualização de nossos processos de ação.

A participação de todos é fundamental para que tenhamos mais dinamismo, eficiência e eficácia em nossa atividade fim de controle externo das contas públicas, e se é no presente que construímos o futuro, sigamos em frente – e juntos – na consolidação do Tribunal de Contas do Estado como elemento fundamental do desenvolvimento do Pará.  

Conselheiro Fernando Coutinho Jorge
Presidente


Editorial A Importância da História na Construção do Futuro
Informativo Especial - Edição Comemorativa de 60 Anos

Acesso: