Gabinete de Papéis

delimitador

Expositor contendo 18 documentos históricos manuscritos originais que testemunham a trajetória profissional de Inocencio Serzedello Corrêa, referente ao período de 1878 a 1902.

gabinete papeis SC


Doc1 Título expedido em 26/1/1878, pelo Ministro Eduardo de Andrade Pinto, dos Negócios da Marinha e interinamente dos da Guerra, referente à nomeação, por Decreto de Sua Majestade o Imperador, do aluno da escola Militar, soldado de 3º Regimento de artilharia Innocencio Serzedello Corrêa, para Alferes Aluno do exército.
   
Doc1 Título expedido em 4/1/1882, pelo Brigadeiro do Exército Severiano Martins da Fonseca, Comandante da escola Militar da Corte, nomeando o Tenente do Estado-Maior de 1º Classe, Bacharel Innocencio Serzedello Corrêa para Prepador Conservador do gabinete de Mineralogia e Geologia desse Estabelecimento.
   
Doc1 Carta Patente Expedida pelo Marechal Floriano Peixoto em 23/6/1892, concedendo a graduação do posto de Tenente-Coronel do Corpo de Engenheiros ao Major Innocencio Serzedello Corrêa.
   
Doc1 Título expedido em 23/6/1882, pelo Ministro da Guerra, Afonso Penna, fazendo saber a nomeação, por Sua Majestade o Imperador, do Tenente Innocencio Serzedello Corrêa, para Coadjuvante do Curso Superior da Escola Militar da Corte.
   
Doc1 Título expedido em 13/7/1889, pelo Imperador Pedro II e referendado pelo Visconde de Maracaju, nomeado Lente catedrático da segunda Cadeira do quarto ano da escola Superior de Guerra, o Capitão do Corpo de engenheiros Innocencio Serzedello Corrêa.
   
Doc1 Carta Patente expedida pelo Presidente Campos Sales em 18/10/1900, mandando reverter ao serviço ativo do exército, com a patente que tinha de Tenente-Coronel, o Dr. Innocencio Serzedello Corrêa, consoante Decreto de 21/9/1900 e em decorrência de autorização conferida pelo Decreto Legislativo nº 688, de 18/9/1900.
   
Doc1 Diploma Maçônico.
   
Doc1 Selo Comemorativo do Sesquicentenário de nascimento de Innocencio Serzedello Corrêa.
   
Doc1 Título firmado em 16/8/1890, pelo Generalíssimo Deodoro da Fonseca, Chefe do governo Provisório constituído pelo Exército e armada, nomeando o Major Doutor Innocencio Serzedello Corrêa para o cargo de Governador do estado do Paraná.
   
Doc1 Título de 19/12/1890, firmado pelo Chefe do Governo Provisório, Generalíssimo Manoel Deodoro da Fonseca, e referendado por José Cesário Alvim, nomeando Cavaleiro da ordem de aviz o Major do Corpo de engenheiros Innocencio Serzedello Corrêa.
   
Doc1 Decreto de 21/9/1900, do Presidente da República, Manoel Ferraz de Campos Sales, reintegrando o Dr.Innocencio Serzedello Corrêa no cargo de Lente Catedrático da escola Militar do Rio de Janeiro, em virtude de Lei do Congresso Nacional.
   
Doc1 Ato do Presidente Campos Sales, datado de 31/10/1901, concedendo ao Tenente-Coronel Innocencio Serzedello Corrêa, Lente Catedrático da extinta Escola Militar do Rio de Janeiro, a gratificação adicional de dez por cento sobre os seus vencimentos, por haver completado 15 anos de serviços no magistério.
   
Doc1 Título firmado por Floriano Peixoto, em 12/2/1892, nomeando o tenente-coronel do corpo de engenheiros Inoccencio Serzedello Corrêa para o cargo de Ministro de estado das relações Exteriores.
   
Doc1 Carta Patente expedida pelo Presidente Campos Sales em 08/08/1902, promovendo no Corpo de Engenheiros, a Coronel, o Tenente Coronel Innocencio Serzedello Corrêa
   
Doc1 Título firmado por Floriano Peixoto, em 21/3/1892, designado Tenente-Coronel Innocencio Serzedello Corrêa para, durante ausência do Dr. Fernando Lobo, exercer o cargo de Ministro de estado dos Negócios do Interior, Justiça e instrução Pública , Correios e Telégrafos.
   
Doc1 Título expedido em 9/6/1892, pelo Diretor Carlos Antônio de França Carvalho, em nome da Congregação da Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro, nomeado Lente Catedrático de economia política da mesma o Dr. Innocencio Serzedello Corrêa
   
Doc1 Título firmado por Floriano Peixoto, em 22/6/1892, nomeando o Dr. Innocencio Serzedello Corrêa para o cargo de Ministro de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
   
Doc1 Álbum contendo várias assinaturas de pessoas residentes no Rio de Janeiro, tendo a frente Nilo Peçanha e Lauro Sodré, testemunhando, em 16/6/1914, profissão de afeto e amizade ao General Doutor Innocencio Serzedello Corrêa.