Obliteração do Selo Comemorativo do jubileu de diamante dos 75 Anos TCE-PA
Data do lançamento: 16 de agosto de 2023
Hora: 09h

delimitador

 

Galeria de Fotos


Apresentação

A cerimônia ocorreu no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém, contando com a presença de autoridades, familiares dos homenageados e servidores do Tribunal de Contas, tendo a frente a Conselheira Lourdes Lima, presidente.

O TCE-PA como órgão de fiscalização vem trabalhando de forma moderna e eficiente para perpetuar a sua existência, lançando assim o selo comemorativo do jubileu de Diamante através dos Correios.

Selo Comemorativo do Jubileu de Diamante dos 75 anos de existência do TCE-PA

Cada selo passará a fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico da estatal, além de compor coleções de filatelistas de todo mundo.

A cerimônia foi conduzida pelo gerente de vendas da Superintendência Estadual dos Correios, Rivanil da Silva Pires e participaram da obliteração a presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, do procurador geral de contas do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA); Patrick Bezerra; seguido pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER-PA), Luzia Nadja Guimarães Nascimento; pelo subprocurador do Ministério do Estado do Pará, Ubirajara da Silva Pimentel; pela Vice-Presidente do TCE-PA Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes; pelo Corregedor do TCE-PA Conselheiro Fernando Ribeiro; pelos Conselheiros Cipriano Sabino e Odilon Teixeira; além de os conselheiros substitutos Julival Rocha, Milene Cunha, Edvaldo Souza; conselheiro aposentado Lauro Sabbá, e o conselheiro substituto aposentado Edilson Oliveira e Silva.

Ainda obliteraram o selo Helena Ayres, representando ex-presidente do TCE-PA, conselheiro aposentado Manuel Ayres; a procuradora de contas Silaine Vendramin, o procurador de contas Stephenson Victer e o autor do selo comemorativo Paulo Maurício Coutinho.

Memorial descritivo

Introdução:

Selo Comemorativo dos 75 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado do Pará. Tem o intuito de resumir e comunicar graficamente através de uma composição sintética e harmônica de símbolos, imagens e textos, a identidade visual da instituição agregada à excepcionalidade da data.

Desenvolvimento:

A composição interna se constitui, na parte superior à esquerda, do desenho em “linha de arte”, de parte da fachada atual sede do TCE-PA, em tonalidades mais clara derivada da cor dourada. À direita, o numeral 75, em tipologia romana para transmitir a ideia de tradição e peso histórico, indica a totalidade de anos desde a fundação da instituição no estado do Pará, na cor metálica com reflexos dourados.

 Na parte de baixo a logomarca oficial da instituição, a estrela azul e o texto institucional em preto. Embaixo da logomarca têm os anos de criação e o atual (1947-2022), na cor que imita dourado. Na parte externa que constitui a moldura de estilo clássico, tem a cor metálica com reflexos dourados e engloba todos os elementos acima descritos.

Conclusão:

Este selo tem a intenção de sensibilizar e de cristalizar a consciência em todo servidor do TCE-PA e a todos os cidadãos de nossa sociedade da importância histórica desta instituição ao longo de 75 anos, que sempre esteve presente à serviço da comunidade e ao correto emprego dos recursos pelos agentes públicos.

Autoria: Paulo Mauricio Coutinho


Selo

Selo