Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Plenário informa a realização do TCE Cidadão Comunidade no Jurunas e a participação do TCE-PA no Encco 2023

Na sessão plenária desta quinta-feira, 14, o Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) informou a realização de mais uma ação educativa do Projeto TCE Cidadão Comunidade ocorrida na quarta-feira, 13, na Usina da Paz dos bairros do Jurunas e Condor, em Belém.

O Conselheiro Cipriano Sabino participou do Projeto como facilitador, a convite da Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes e da Conselheira Daniela Barbalho. Ele apresentou aos participantes o funcionamento da Administração Pública, a origem dos recursos utilizados para a oferta de serviços à população, o papel institucional do TCE-PA como órgão de fiscalização e de caráter pedagógico em relação aos seus jurisdicionados para a viabilização das políticas públicas de forma eficiente e efetiva.

Também abordou sobre como os cidadãos podem ter a Corte de Contas como parceira no exercício do controle social por meio da Ouvidoria, o principal canal de comunicação do Tribunal com o povo paraense. Houve uma expressiva interação com os usuários da Usipaz, que se mostraram muito interessados nas atribuições do Tribunal.

O Conselheiro elogiou o funcionamento da Usina da Paz dos bairros do Jurunas e Condor e os serviços por ela ofertados. Ele agradeceu pela excelente receptividade oferecida pela Secretaria de Articulação e Cidadania, representada pelo chefe de gabinete Cleidson Chaves; pela diretora de Redes Locais da Seac, Pamela Massoud; ao coordenador geral da Usipaz Jurunas Condor, Lucas Maia e à gestora dos Territórios da Paz, Delma Braga.

Os agradecimentos foram estendidos às equipes do Gabinete da Conselheira Daniela Barbalho, da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), a qual coordena o Projeto TCE Cidadão Comunidade, da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas e da Secretaria de Tecnologia da Informação pelo apoio na realização da ação pedagógica. Leia a notícia sobre o TCE Cidadão Comunidade no Jurunas clicando aqui.

Encco 2023 - Na mesma sessão, o Conselheiro Corregedor do TCE-PA, Luís Cunha, também comunicou a sua participação e do Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (Encco 2023), realizado no período de 11 a 13 de setembro, na cidade de Natal (RN).

O Conselheiro Luís Cunha considerou o evento de altíssimo nível ao proporcionar o debate necessário para a uniformização de procedimentos e de processos e o trabalho alinhado entre as áreas a fim de se alcançar o crescimento institucional dos Tribunais. Clique aqui para saber mais sobre o Encco 2023.

Santidade - Encerrando a pauta administrativa, a Conselheira Presidente Rosa Egídia relatou a sua participação na chegada da exposição itinerante das relíquias de São João Calábria na quarta-feira, 13, no Abrigo Especial Calabriano, localizado no bairro do Umarizal, em Belém.

A entidade filantrópica atende crianças em situação de vulnerabilidade social, oferecendo assistência às mais carentes em diversos segmentos. Em 2023, a Igreja Católica celebra o jubileu de 150 anos de nascimento de São João Calábria, italiano que é o padroeiro fundador da Congregação dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência. João Calábria foi beatificado pelo papa João Paulo II no dia 17 de abril de 1988. Leia a notícia completa sobre a visita da Presidência à exposição das relíquias de São João Calábria aqui.

sessaoplenaria14.09.2023