Fiéis católicos presenciaram na última quarta-feira, 13, a chegada da exposição itinerante das relíquias de São João Calábria ao Abrigo Especial Calabriano, entidade filantrópica mantida há 17 anos pela Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, no bairro do Umarizal, em Belém.

O Abrigo comporta ainda uma Unidade de Reabilitação Especializada (URE) que atende não só os abrigados, mas também a comunidade com a oferta de serviços de saúde prestados por uma equipe composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, incluindo neurologista, psicólogos, educadores físicos e técnicos em enfermagem.

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, esteve no evento que reuniu internos, benfeitores, amigos da instituição e também integrantes da comunidade da Paróquia São Raimundo Nonato, à qual o Abrigo Especial Calabriano está vinculado.

Após a chegada das relíquias, foi realizada uma celebração especial para comemorar a exposição. Para os participantes, uma oportunidade única de conhecer mais de perto as preciosidades de São João Calábria. A relíquia principal, com o sangue do santo italiano, percorreu as dependências do Abrigo Especial Calabriano para conceder bênçãos especiais a todos os fiéis e demais presentes.

Também participaram da exposição a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do Instituto Brasileiro dos Direitos das Famílias, Gisele Costa; o psicólogo da Fundação Cultural do Estado do Pará, Francisco Aires; a enfermeira e professora do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) Vera Lúcia de Azevedo; e a presidente do Instituto Paraense de Educação e Arte (Ipearte), Kátia Lazera.

Na noite de quarta-feira, as relíquias foram transladadas para Marituba, onde cumprirá intensa agenda de visitas até sexta-feira, 15.

Na manhã de quinta-feira, 14, houve a exposição das relíquias na Comunidade de Nossa Senhora da Paz. No período da tarde, os integrantes da Comunidade de São João Calábria receberam as raridades do santo católico.

Às 8h30 de sexta-feira, 15, será iniciada a programação religiosa na Capela do Hospital Divina Providência de Marituba. Os tesouros sacros estarão expostos para visitação no Salão Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré no período da tarde, a partir das 15 horas. E às 19 horas, os fiéis poderão participar do Terço e da Coroazinha à Divina Providência. Às 19h30, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebrará a missa de encerramento da visita itinerante das relíquias de São João Calábria, as quais seguirão no sábado, 16, para o município de Jacundá, no sudeste paraense.

 

pobresservosA14.09.2023

pobresservosB14.09.2023

pobresservosC14.09.2023

reliquiasA14.09.2023

reliquiasB14.09.2023

reliquiasC14.09.2023

reliquiasD14.09.2023

reliquiasE14.09.2023

reliquiasF14.09.2023

 

Fotos: Congregação Pobres Servos da Divina Providência