Lei Kandir: reparação por perdas é tema de cooperação entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais

Lei Kandir: reparação por perdas é tema de cooperação entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais

As reparações sobre as perdas causadas a partir das desonerações provocadas pela vigência da Lei Kandir (Lei Complementar nº 87/96) nas últimas duas décadas, podem, enfim, estar…

Conselheiro Cipriano Sabino apresenta relatório conclusivo sobre a Lei Kandir

Conselheiro Cipriano Sabino apresenta relatório conclusivo sobre a Lei Kandir

Na sessão administrativa do TCE-PA desta terça 17 de outubro, o conselheiro Cipriano Sabino apresentou o relatório conclusivo sobre as perdas causadas pela lei Kandir, com a…

Cons. Cipriano Sabino conduz reunião técnica do IRB sobre a Lei Kandir em Belo Horizonte

Cons. Cipriano Sabino conduz reunião técnica do IRB sobre a Lei Kandir em Belo Horizonte

O conselheiro Cipriano Sabino coordenou nesta terça-feira 19.09, em Belo Horizonte, na sala Ágora do TCE-MG, a primeira reunião técnica com os representantes dos estados que sofrem…

Conselheiro Cipriano Sabino promove reunião sobre a Lei Kandir

Conselheiro Cipriano Sabino promove reunião sobre a Lei Kandir

Em reunião técnica com representantes da Alepa, Sefa e Fapespa, no TCE, quarta 06.09, o conselheiro Cipriano Sabino deu início aos estudos sobre as perdas causadas pela…

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Inicio

 

O conselheiro Cipriano Sabino foi eleito o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2011/2012. A eleição aconteceu em sessão ordinária presidida pela Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado, Maria Helena Loureiro. Conversamos com Cipriano e aí você tem acesso ao nosso rápido bate papo.

BLOG - O Sr. já ocupou grandes cargos, mas um dia imaginou que estaria a frente do TCE?

CIPRIANO - Em toda e qualquer atividade exercida pelo ser humano, seja ele um jovem estudante, um advogado, médico, administrador ou político, enfim, todas as pessoas, em qualquer atividade, eu entendo que o objetivo sempre é crescer e se desenvolver, mas a dedicação, horas de trabalho e estudo e a vontade de Deus é que vão determinar até onde poderemos chegar.

BLOG - O que podemos esperar de sua gestão?

CIPRIANO - Dedicação e empenho na busca de realizar um trabalho transparente e eficiente. Fazer o Tribunal de Contas do Estado do Pará uma ferramenta para o cidadão cobrar seus direitos, cobrar resultados eficientes dos administradores de recursos públicos.

BLOG - Como serão as formas, em sua gestão, de verificar a eficiência, economicidade, legitimidade e legalidade na aplicação e gestão de recursos públicos?

CIPRIANO - O TCE já vem exercendo esse papel que é determinado pela Constituição. São os princípios básicos da administração pública, que devem nortear a atuação do controle externo exercido pelos tribunais de contas, mas destaco que nosso maior desafio vai ser exatamente a cobrança da aplicação correta e eficiente no que se refere aos resultados dos recursos aplicados.

A obra ou o serviço deve atender efetivamente os interesses e/ou a necessidade da população. É muito simples: se recursos públicos foram investidos em segurança, a segurança da população tem que melhorar, se foram aplicados em educação, esta deve alcançar mais pessoas e ser de melhor qualidade.

BLOG - Como o Sr. pretende se relacionar com a ALEPA na resolução das atribuições do TCE?

CIPRIANO - O Tribunal de Contas já cumpre uma Resolução proposta pelo Conselheiro Nelson Chaves, que determina a realização de um encontro pelo menos anual entre o TCE e a Assembléia Legislativa. Trata-se de uma reunião em que o Tribunal tem oportunidade de apresentar seus resultados e ouvir as sugestões e questionamentos dos deputados. É nossa intenção aprofundar o diálogo com os deputados, que podem de maneira significativa contribuir para o êxito de nossa missão, uma vez que são os legítimos representantes eleitos pelo povo do Pará.

BLOG - No mais, desejamos sucesso diante do trabalho que está por vir.

CIPIRANO - Agradeço a oportunidade, rogando sempre a Deus que nos ilumine, nos concedendo força e sabedoria para realizarmos um trabalho acima do esperado.

Fonte: http://blogdobacana-marcelomarques.blogspot.com/