Sexta da Integração – Previdência estadual é tema da IX edição

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará – Igeprev, foi o órgão jurisdicionado convidado para a IX edição da Sexta da Integração, que aconteceu na manhã desta sexta 20.05, no auditório Ministro Elmiro Nogueira.

O principal objetivo desses encontros, cuja proposição foi feita pelo decano da Corte, Nelson Chaves, é trabalhar a integração entre o tribunal e as demais instituições públicas.

Ao recepcionar o presidente do Igeprev, Allan Gomes Moreira, o conselheiro Luis Cunha festejou a realização das sextas de integração, afirmando que o TCE tem compreendido melhor os desafios dos órgãos jurisdicionados, e que, ao compartilhar soluções com esses órgãos, o tribunal busca atender aos anseios da sociedade à medida que contribui para melhorar a gestão pública em favor da população paraense.

Allan Gomes Moreira, graduado em direito e mestre em políticas públicas e desenvolvimento regional, foi o responsável pela palestra desta sexta da integração. Inicialmente, ele fez uma análise global sobre os problemas e desafios próprios da previdência social no Brasil.

O presidente do Igeprev ressaltou que o tema interessa a todos, pois cada pessoa que trabalha e contribui à previdência o faz com a expectativa de usufruir de uma aposentadoria sem riscos e permanente. Ele afirmou que cada contribuinte alimenta a convicção que “a previdência é a certeza de que o segurado terá paz em um momento delicado de sua vida”, uma vez que “a política previdenciária é uma alocação estratégica de valores voltada para o futuro”, pontuou Allan.

Em relação à crise econômica atual, o palestrante manifestou a preocupação do Igeprev em manter o equilíbrio do regime previdenciário do estado, pois, como bem asseverou o presidente do Igeprev, as despesas previdenciárias não são contingenciáveis, ou seja, não podem sofrer reduções por falta de equilíbrio financeiro sob o risco de gerar graves problemas sociais, citando exemplo de estados onde  aposentados precisaram recorrer à justiça para receber seus proventos.

Quanto a isso, pensando não apenas no estado do Pará, Allan Moreira concluiu sua palestra alertando que “se não fizermos uma reforma previdenciária nesta geração, nossos filhos e netos podem ter seríssimos problemas na questão da aposentadoria.”

Dezenas de servidores do TCE(PA) e do Ministério Público de Contas, além de servidores do Igeprev, lotaram o auditório. Ao final da palestra, várias perguntas foram feitas a Allan Moreira.

Após o palestrante ter recebido das mãos da conselheira Rosa Egídia e da conselheira substituta Milene Cunha o certificado de participação na Sexta da Integração, o conselheiro Nelson Chaves afirmou que a cada edição o evento consolida os seus objetivos, “e mostra que estamos trabalhando do mesmo lado, o da população, pois serve para aproximar todos os que fazem a administração pública pensando no bem da sociedade”.

Além dos conselheiros citados, prestigiaram a sexta da integração os conselheiros Odilon Teixeira e Lourdes Lima. Pelo MPCE, compareceu o subprocurador Patrick Bezerra.