Conselheiro Substituto Julival Rocha participa de Fórum

O conselheiro substituto Julival Rocha participou nesta quinta 26.11, do Fórum Sescon-Pa 2015, promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Pará, no Hotel Princesa Louça (antigo Hilton).

Julival foi um dos painelistas do primeiro dia de evento e abordou o tema “Transparência na Gestão Pública e seus reflexos na eficiência e eficácia – Na perspectiva do Poder Público. O conselheiro substituto conceituou transparência como “a notícia dada em tempo real, de forma clara, sem ambiguidades, que todos possam acompanhar”.  

Em sua abordagem Julival fez uma retomada histórica sobre o progresso temporal e os avanços das leis que buscaram ampliar a transparência e o acesso à informação. Para ele, a importância do acesso à informação é que ela permite a existência de um círculo virtuoso. Ou seja, com a participação ativa da sociedade nas ações governamentais, é possível fazer a prevenção à corrupção buscando eliminá-la, pois isso é bom para a sociedade, é bom para o Estado, é bom para o gestor público honesto.

O resultado disso tudo, ressaltou Julival, é que a transparência permite que o cidadão exerça o controle social, não apenas cobrando, como também sugerindo a melhor aplicação das verbas públicas, e isso, finaliza, “permite que as ações do poder público sejam mais eficientes e eficazes, redundando em serviços de qualidade prestados à sociedade em geral.”