Servidor Público: TCE-PA festeja o dia com palestra e ginástica laboral

O Tribunal de Contas do Estado do Pará promoveu nesta quarta-feira 28 de outubro, no auditório Ministro Elmiro Nogueira, em comemoração ao Dia do Servidor Público, atividades com foco no bem estar do servidor em seu ambiente de trabalho.

As atividades tiveram início com a ginástica laboral, coordenada pela fisioterapeuta Socorro Monteiro. Em seguida, o presidente do TCE/PA, Conselheiro Luis Cunha, parabenizou os servidores por seu dia, agradeceu a todos o empenho no exercício de suas funções e enfatizou a relevância do serviço público.

“Vocês servidores são a riqueza da nossa instituição. Parabenizo e ressalto a importância de todos no funcionamento e na missão do TCE. O dia do servidor público é dia de festa, precisamos comemorar. Parabéns a todos”, ressaltou Luis Cunha.

Após o agradecimento do presidente e apresentação de vídeo institucional com fotos dos servidores, o dr. Alfredo Coelho proferiu a palestra sobre saúde mental. Ele é especialista em medicina ortomolecular e falou para mais de 100 servidores sobre a importância da harmonia entre espírito, mente e físico. 

Nas palavras do dr. Alfredo, “não é seguro dizer que problemas de casa sempre ficam em casa e não são levados para o trabalho e vice-versa. Se você estiver bem em casa, estará bem no trabalho. Assim como um problema vivenciado em casa sempre repercute no trabalho”.  Para ele, é importante cuidar do homem como um todo. “Se aprendermos a trabalhar nossas mentes, cuidaremos de nossa saúde física; seremos pessoas melhores e, consequentemente, profissionais melhores”, pontuou.

A presença de centenas de servidores que lotaram o auditório foi um aspecto bastante positivo na visão do especialista. “Se viessem cinco ou dez pessoas já seria válido, porém a presença de tantos servidores só mostra o quanto os funcionários desta casa estão abertos para buscarem o seu melhor, e o quanto querem ampliar sua capacidade mental”, observou o dr. Alfredo.

O depoimento dos servidores prova essa busca pela melhoria. Para a servidora Nazaré Araújo, a palestra tem total sintonia com o conceito que ela tem sobre saúde: “A palestra veio complementar a ideia de que é necessário equilíbrio para que estejamos realmente bem”. Já a servidora Cláudia Moura declarou que estava ansiosa para a palestra. “Sou leitora assídua dos artigos do Dr. Alfredo e fiquei encantada com suas palavras porque acredito nesse vínculo entre corpo, mente e espírito. É isso que tento colocar em prática”, disse Cláudia.

Na opinião do servidor Jorge Freitas, palestras como estas deveriam se repetir. Para ele “o tema é muito relevante. A mente é que comanda todo organismo. Se você tem problemas na mente, isso refletirá na sua vida em termos físicos, desencadeando outros problemas. Trabalhar a mente faz o desempenho ser maior em tudo.”

Para encerrar as homenagens, a Conselheira Lourdes Lima, vice-presidente do TCE/PA, agradeceu a presença do palestrante e dos servidores, ressaltando a importância do tema abordado.