TCE e CRC: Encontro Técnico com Conselhos de Classes

Com o tema “O papel do contador frente a regular prestação de contas e o controle social”, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) realizou nesta quarta-feira, 14 de outubro, o I Encontro Técnico de Conselhos de Classes e Servidores do Tribunal. Esta primeira edição do evento contou com a participação de contabilistas convidados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA).

A iniciativa é uma proposição da conselheira substituta do TCE, Milene Cunha, que foi aprovada por unanimidade pelo Plenário, mediante a Resolução N° 18.707, cujos objetivos são, dentre outros, aprimorar, permanentemente, as atividades de suporte e controle externo do TCE, além de expandir o relacionamento institucional do Tribunal com os conselhos de classes profissionais.

Neste primeiro encontro, a mesa debatedora foi composta pelo presidente do CRC, Pedro Henrique Araújo; pelo auditor geral do Estado, Roberto Paulo Amoras; pelo diretor de contabilidade da SEFA, Hélio Góes e pelo contador Bruno Chagas. Participaram do evento, os conselheiros Luis Cunha (presidente), Nelson Chaves e a idealizadora, conselheira substituta Milene Cunha, além de servidores e técnicos do TCE-PA e do TCM-PA.

Durante abertura, o presidente Luis Cunha ressaltou a importância do evento. “Fico muito feliz de estar aqui neste momento. Esse encontro está acontecendo como fruto de proposição da conselheira Milene Cunha. É extremamente importante que o TCE venha cada vez mais interagir com a sociedade e com nossos jurisdicionados. Esse diálogo é necessário, para que os nossos técnicos sempre estejam se qualificando. Precisamos ter essa capacitação e assim melhorar a qualidade da gestão pública”, completou o conselheiro.

Presidente do CRC destaca encontro

O presidente do CRC-PA, Pedro Henrique Araújo, destacou o encontro, que segundo ele é mais um instrumento para capacitação de técnicos e servidores públicos. “ É uma imensa satisfação estar aqui mais uma vez, pois o TCE é um grande parceiro do CRC. Estamos juntos dando passos largos voltados para o conhecimento e educação. Precisamos sempre qualificar os servidores, discutindo temas importantes e nos aproximando da sociedade”, completou.

Entre vários assuntos abordados durante o debate, o principal item destacado foi a contabilidade no setor público, sua importância e o papel fundamental do contador. Os temas foram também debatidos pelos integrantes da mesa, Hélio Góes e Bruno Chagas. Ao final, os participantes do encontro também puderam tirar dúvidas e expor suas considerações.

“Parabenizo o TCE, em nome da conselheira substituta Milene Cunha por esta iniciativa. É necessário que haja evento desta natureza, pois nós servidores públicos precisamos estar antenados, e o encontro de hoje com certeza terá uma grande contribuição para o conhecimento de todos que estão aqui. Os debatedores foram incríveis”, ressaltou o analista de controle externo do TCM-PA, Cleber Mesquita.

Cons. Substituta Milene Cunha agradece o apoio do CRC e fala da importância do evento

“Quero agradecer a presença de cada um e principalmente o apoio do Conselho Regional de Contabilidade. A proposição de reunir os conselhos de classes foi para nos aproximar e discutir sobre assuntos importantes para melhoria da qualidade de vida e da gestão pública. E neste primeiro encontro recebemos os contadores, que possuem o papel  fundamental em uma prestação de contas, e na sociedade em geral”, destacou Milene Cunha.

Ainda em sua manifestação, a conselheira falou do papel que cada um precisa ter para participar da mudança que queremos. “ Precisamos trabalhar sempre com seriedade e comprometimento. Precisamos mostrar ao cidadão como o dinheiro público é aplicado. Espero que seja o primeiro de muitos encontros e debates que teremos, em prol da sociedade e do controle externo”, finalizou.