Círio 2015: Exposições dão início à programação da festividade no TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) já está no clima do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nesta quinta-feira, 01 de outubro, foi oficialmente declarada aberta à programação da festividade, que iniciou com as exposições da artista plástica Lourdes Gomes e das “Canoas de promesseiros 2015”, quando barcos e brinquedos de Miriti passam a adornar os lagos em frente à instituição durante todo o período das festividades do Círio.

Um pouco antes, ainda no Plenário Cons. Emílio Martins, o presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha, acompanhado dos conselheiros Nelson Chaves e Odilon Teixeira, receberam dona Lourdes Gomes e familiares, para apresentação do trabalho e da vida da homenageada. Na oportunidade, um vídeo resumiu em poucos minutos a trajetória da senhora portuguesa até Belém, e sua história com a arte.

“Desde criança gosto da arte. Adoro pintar. Já são dez anos dedicados à pintura de tela. No meu acervo são mais de 200 quadros, mas é a primeira vez que venho expor meu trabalho. Hoje é um dia especial e inesquecível na minha vida e da minha família. Só posso agradecer ao TCE pela oportunidade”, disse dona Lourdes – que esteve bastante emocionada durante todo o evento.

 

Conselheiros destacam importância da exposição

Ainda no plenário, o presidente do TCE destacou a exposição, definindo-a como mais uma maneira de abrir as portas da instituição para a sociedade. Luís Cunha também contou um pouco sobre a história de vida da artista plástica.

“A dona Lourdes foi escolhida pela sua história, pelo amor que tem por Belém, e por ser um exemplo de perseverança por continuar acreditando na nossa capital. Até o dia 04 de novembro a sociedade poderá visitar e conhecer as obras da artista plástica”, resumiu o presidente.

O presidente ainda lembrou que a ideia do evento foi do decano da Corte, o conselheiro Nelson Chaves.

Por sua vez, Chaves resumiu em um breve discurso a felicidade do momento. “O objetivo deste espaço é dar aos tantos talentos do nosso Estado a chance de apresentarem seus trabalhos, e é isso que estamos vendo aqui. Uma senhora de 83 anos com uma trajetória especial e um trabalho impecável. O TCE, através dessas exposições, vem se aproximando mais da sociedade, e isso também é muito importante. O Espaço Cultural Clóvis Moraes Rego representa essa diversidade, e é o local onde pudemos expor e destacar os artistas que merecem”, destacou o conselheiro.

O conselheiro Odilon Teixeira também falou sobre a abertura da exposição. “O TCE muitas vezes é visto apenas como julgador de contas, mas o nosso trabalho vai muito além disso. Nós devemos nos preocupar com a efetividade das políticas públicas, ir ao encontro da sociedade e trazer para dentro da nossa casa eventos como este. Precisamos abrir as portas para a sociedade. É uma manhã muito feliz. A história de vida da dona Lourdes é muito bonita. Parabéns a todos”, concluiu o ouvidor do TCE-PA.

Na abertura do evento, o Coral do TCE-PA Conselheira Eva Andersen Pinheiro também fez sua homenagem à dona Lourdes e a Nossa Senhora de Nazaré.

 

Exposição: Do Além Mar à Casa da Duquesa: em busca de um sonho

A exposição no TCE é a primeira da artista plástica Lourdes Gomes. Com mais de trinta obras, a pintora retrata a cidade de Belém, sua cultura e história. São retradadas a Feira do Açaí, o Ver-o-Peso, o Forte do Presépio, dentre outros espaços da capital.

Nascida em Portugal, a artista chegou a Belém em 1961 e, após trabalhar “duramente” no comércio da cidade, a aposentada dedicou-se a arte. Desde 2005, dona Lourdes já coleciona mais de 200 telas de sua autoria.

 

Canoas de Promesseiros retrata o Círio 2015

A decoração do Círio 2015 do TCE-PA já está iluminando a cidade. Os barquinhos de Miriti da já tradicional exposição “Canoas de Promesseiros” e outros itens que retratam a festividade de Nossa Senhora estão dando beleza aos lagos em frente a Corte de Contas. Os conselheiros, procuradores do MPCE e servidores das duas instituições puderam ver de perto a “Romaria Fluvial do TCE-PA”, durante a programação desta quinta-feira, 01 de outubro. Os barcos foram produzidos pelos artesãos da cidade de Abaetetuba.