Homenagem a Nossa Senhora de Nazaré

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA) já deu início às atividades em homenagem ao Círio 2015. Desde 11 de setembro, ocorre a peregrinação interna da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No dia 5, é dia do Tribunal recebe, pelas mãos de Dom Alberto Taveira, a imagem peregrina do Círio.

A realização de duas exposições, a partir de 1º de outubro, também é parte da homenagem. “Canoas de Promesseiros 2015”, nos três lagos do TCE, contará com uma iluminação especial e aproximadamente 300 barquinhos de miriti, produzidos pelos artesãos de Abaetetuba;  e obras “Do Além Mar à Casa da Duquesa: em busca de sonho”, da artista plástica Maria de Lourdes Gomes, no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo.  

Maria de Lourdes, 82 anos, expõe pela primeira vez. A artista, nascida em Portugal, veio jovem para o Brasil, para um casamento arranjado. Por 40 anos, juntamente com seu marido, trabalhou no Ver o Peso, em um comércio familiar, criou seus filhos e os formou. Ao ficar viúva, a então comerciante deu vazão ao sonho de criança: pintar. Diariamente, a artista, que mora na cidade velha, ia à Cidade Nova de ônibus só para aprender o ofício.

Hoje, Maria de Lourdes soma mais de 100 telas com sua assinatura. São obras que retratam a trajetória de toda uma vida, cujo cotidiano esteve dividido entre Portugal e a Belém do Ver o peso.

O TCE, em sua homenagem, buscou conciliar o trabalho da artista, cujas mãos portuguesas retratam cenas típicas do Ver-o-Peso e de seus barcos ancorados, com o trabalho dos artesãos de Abaetetuba, cujas mãos  paraenses retratam, com miriti, elementos de uma mesma realidade.