TCE-PA prestigia aniversário da Polícia Militar do Pará

A Polícia Militar do Pará, em comemoração aos seus 197 anos, realizou, dia 25 de setembro, a maior promoção da história do instituto, sob o comando do Coronel Roberto Campos. A solenidade contou com a participação de Simão Jatene, governador do Pará, de Luis Cunha, Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, entre outras autoridades.

A aprovação da Lei de Promoção de Praças pela Assembléia Legislativa do Pará, que deu maior clareza e acessibilidade às regras de ascensão, permitiu o recorde de promoções na história da Corporação. A lei garantiu aos soldados a possibilidade de alcançar, no mínimo, a patente de terceiro-sargento no final da carreira, o que antes só era viável se o militar fizesse curso de formação e tempo mínimo de dez anos. Só na solenidade, foram 609 militares graduados sargentos e 295 graduados cabos. Somados à promoção do dia 21 de abril, 2015 fica marcado como o ano de maior promoção: 5.727 praças e 155 oficiais graduados.

Dentre as condecorações, 124 pessoas receberam a “Ordem do Mérito Coronel Fontoura” e três militares receberam a medalha “General Sotero de Menezes”, dada por ato de bravura. Simão Jatene, que ressaltou o reajuste das gratificações aos policiais como meio de valorização, enfatizou que a medalha, entregue somente a 60 pessoas até hoje, “deve ser dada a quem não encontra limites para salvar vidas”.

O TCE fez-se presente na pessoa de seu presidente Conselheiro Luis Cunha para prestigiar a Instituição como um todo, mas, também, em razão dos militares do Gabinete Militar do TCE/PA. Dentre os 34 militares lotados no Gabinete Militar, 11 receberam promoção: 5 promovidos a cabo, 4 a terceiro sargento, um a segundo sargento e um a coronel.