TCE Cidadão: Evento histórico marca início do projeto em 2015

O auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) ficou lotado na manhã desta quarta-feira 25, com a participação de técnicos, professores, diretores e representantes de Conselhos Escolares das escolas estaduais do Estado, para a apresentação da programação para 2015 do projeto do TCE Cidadão, realizado

O objetivo do encontro foi abordar a importância do projeto, e contou com a participação do secretário de educação, Helenilson Pontes. A abertura do evento foi feita pelo presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha.

“Quero agradecer a presença de todos. Esse evento é muito importante para sociedade. Agradeço também a participação do secretário de educação do Estado. Estou muito feliz de viver este momento na nossa instituição. Queremos cada vez mais nos aproximar do cidadão, e esse é um dos objetivos do projeto idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves”, disse Luis Cunha.

Durante as manifestações, o decano da corte e propositor do projeto TCE Cidadão, o conselheiro Nelson Chaves falou da emoção e da importância da parceira com a SEDUC.

“É uma honra receber o apoio da secretaria de educação e a participação de todos vocês neste evento, que tem como importante tema: a educação. Queremos aumentar o controle social, chegar mais perto dos estudantes, formar cidadãos. Hoje é um dia histórico. O TCE abre suas portas para receber a sociedade. Queremos uma pátria mais justa, fraterna e solidária”, resumiu o conselheiro, que atualmente é o presidente do conselho consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV).

A auditora do TCE, Milene Cunha e conselheira do Conselho Consultivo da ECAV também destacou que a escola tem papel fundamental na construção da cidadania e disse que o controle social precisa ser efetivo, para conseguirmos uma sociedade mais justa.

Secretário de Educação do Estado ressalta parceria com o TCE-PA

“É com muita alegria que venho celebrar esta parceria com o Tribunal de Contas. Queremos avançar na educação paraense, e o TCE Cidadão é mais um braço nessa luta. Hoje, 30 milhões de estudantes estão fora da escola no Brasil”, afirmou Helenilson Pontes.

O secretário de educação agradeceu ao TCE pela iniciativa e garantiu que o apoio será imprescindível na transformação da educação no Pará. “Agradeço ao presidente Luis Cunha e ao conselheiro Nelson Chaves. Fico muito feliz de apoiar o projeto, pois o controle social será mais uma mão na busca pela qualidade da gestão escolar. Só no Pará, 300 escolas estão inadimplentes, ou seja, não prestaram contas corretamente com a SEDUC. Precisamos mudar esse quadro, por isso, melhorar a gestão escolar”, finalizou o secretário.

Público parabeniza o projeto TCE Cidadão

Sob aplausos o projeto TCE Cidadão foi aprovado pelo público durante o evento. Na apresentação do projeto, a servidora Andrea Cavalcante explicou como são realizadas as palestras nas escolas. A participação da comunidade escolar foi expressiva.

“Achei o evento e o TCE Cidadão excelentes. Essa é a primeira vez que participo e fiquei conhecendo melhor o Tribunal de Contas. E o TCE está de parabéns por se aproximar da sociedade e não ficar apenas julgando as contas. Saio daqui, muito feliz”, disse a técnica pedagógica Maria José Campos.

O professor Adailton Santos também aplaudiu a iniciativa do TCE. “Com certeza que parabenizar o Tribunal pela brilhante ideia do TCE Cidadão. Pois desta maneira, poderemos mostrar de perto, as necessidades das nossas escolas e também conhecer o papel do Tribunal”.

Mesa Oficial

Participaram da mesa oficial os conselheiros do TCE-PA, Luis Cunha (presidente); Lourdes Lima (vice-presidente); André Dias (corregedor); Nelson Chaves (presidente do conselho consultivo da ECAV); conselheiro Cipriano Sabino e Odilon Teixeira (ouvidor). Os auditores Milene Cunha e Julival Rocha; o procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC), Antônio Maria Cavalcante; e os representantes do Tribunal de Contas da União no Pará e Controladoria Greral da União, Arildo Oliveira e Edgar Augusto, respectivamente.

TCE Cidadão

O projeto TCE Cidadão foi criado através da Resolução N° 18.136, uma proposição do conselheiro Nelson Chaves. O objetivo do projeto é formar cidadãos, de modo a fazer com que os estudantes ou qualquer cidadão conheçam melhor seus direitos, buscando a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

A diretora da ECAV, Géo Damasceno, falou do projeto. “Desde 2013 já fomos às 20 USE´s (Unidade Seduc na Escola) da Região Metropolitana. Nosso objetivo em 2015 é ir também ao interior do Estado com o TCE Cidadão. O projeto é de grande importância e um agente primordial na transformação da educação”, finalizou.

Clique e ouça na íntegra os discursos: