USE 20 - Alunos de Benevides conhecem o TCE Cidadão

Os alunos do ensino médio estadual em Benevides conheceram, na manhã de quinta 29 de maio, o projeto TCE Cidadão, cujo objetivo é fornecer às escolas de todo o estado do Pará informações sobre a atuação do TCE no controle e na fiscalização dos recursos públicos. 

A realização do projeto em Benevides é um passo significativo pois representa a ampliação do conhecimento sobre o papel do tribunal entre aqueles que, no futuro, serão cidadãos aptos a exercer seus direitos, principalmente quanto ao controle social no uso dos recursos públicos.  

Segundoo professorGiovani Miranda da Silva, coordenador da USE 20, “Essa iniciativa do TCE é válida, pois em nossa sociedade a transparência ainda é um valor não muito respeitado; por isso apoiamos essa ação, pois é objetivo nosso como USE – SEDUC trazer os alunos para ajudar na gestão dos recursos. Aliás, não somente os alunos, como os pais, o conselho escolar, enfim, todos da  comunidade escolar para fiscalizar, segundos as leis vigentes, os recursos públicos aplicados na educação. Parabéns ao TCE”.

No mesmo tom foi a impressão da aluna Alexia Paola, da escola João Batista: “É muito importante participar de eventos como esses, porque às vezes nós não sabemos sobre alguns fatos, e quando perguntamos as pessoas não sabem responder.E agora, com esse projeto do TCE, vamos poder repassar essas informações para quem não pôde vir. O que ouvimos hoje vai nos ajudar a melhorar as condições de nossa escola, pois agora sabemos a quem recorrer quando quisermos denunciar alguma coisa errada.”

A USE 20 – Seduc, congrega 12 escolas de Benevides e adjacências, e terá o papel de fomentar o conhecimento levado aos alunos pela Escola de Contas Alberto Veloso, através da palestra ministrada pelo técnico Marco Pontes.