TCE Cidadão reúne alunos em escola pública

O TCE Cidadão chegou em mais uma escola pública, nesta segunda-feira 12 de maio. O projeto do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) tem como objetivo levar aos estudantes da rede pública de ensino o papel do tribunal no controle externo, o conhecimento sobre a utilização correta dos recursos públicos, e com isso, aumentar a participação do cidadão (controle social) na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Desta vez, a escola “Anísio Teixeira” recebeu a técnica do TCE, Andréa Cavalcante,   que mostrou aos alunos a sociedade como fonte de recursos, por meio de pagamento dos impostos, utilizados pelo Estado para executar suas atividades; desse modo, o cidadão pode e deve cobrar a construção de hospitais e escolas, por exemplo.

“É importante a participação dos alunos, pois eles precisam ter consciência sobre o fato de que tudo o que possuem na escola é fruto dos tributos que os pais pagam ao poder público. Precisam entender também como funciona a máquina administrativa, e o trabalho do Tribunal de Contas do Estado, para que criem interesse e se tornem grandes cidadãos”, completou a coordenadora pedagógica, Josianne Figueiredo.

Para o aluno João Silva, o TCE Cidadão tem grande importância para os jovens. “Achei a palestra muito interessante, pois pudemos saber mais sobre os nossos direitos e deveres como cidadãos, conhecer o Tribunal de Contas e também, sobre concursos públicos”, disse.

 

O TCE Cidadão prossegue no mês de maio em várias escolas públicas.