Feira Agroecológica e de Artesanato do TCE valoriza o empreendedorismo de produtores rurais e artesãos

Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) puderam adquirir produtos diversos da agricultura familiar e artesanato da Região Metropolitana de Belém e municípios próximos, na quarta Feira Agroecológica e de Artesanato de 2024, promovida nesta quinta-feira, 25, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Trinta e dois agricultores familiares e artesãos comercializaram queijos, hortaliças e demais iguarias da culinária local, além de acessórios de uso pessoal, doméstico e profissional, dentre outros artigos, no evento mensal organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) através da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, no estacionamento do Tribunal.

Da Comunidade Quilombola Menino Jesus, no município de Acará, o casal Maria Aury e José Maria Gomes expôs e vendeu itens produzidos com insumos da natureza como um relógio em formato de guitarra confeccionado em quaruba (da família Vochysiaceae), além de biojóias feitas a partir de casca de ostra, casca de coco, caroço de açaí e bambu. Também comercializaram molhos de pimentas variados.

Da Comunidade Indígena Anambé, na entrada do município de Moju, o empreendedor Valcir Ribeiro, trouxe para a Feira Agroecológica e de Artesanato do TCE-PA o macarrão artesanal amazônico, com variedade e  sabores amazônicos – taioba, vinagreira, buriti, jambu maniva, urucum, umari, chicória e jenipapo.

“Tenho formação na área da alimentação, e há 18 anos comecei a trabalhar com macarrão artesanal tendo como diferencial a mistura com sabores da nossa própria região. Deste produto, os mais procurados são o de jambu e o de chicória”, conta o produtor. 

WhatsApp Image 2024 04 26 at 13.39.18 1

WhatsApp Image 2024 04 26 at 13.39.18

WhatsApp Image 2024 04 26 at 13.39.35 1

WhatsApp Image 2024 04 26 at 13.39.36

WhatsApp Image 2024 04 26 at 13.39.36 1