Sessão Plenária: Conselheiros aprovam congratulações a representantes da Defensoria Pública e da Associação Comercial do Pará

O Plenário aprovou o encaminhamento de moção de parabéns à mais nova Defensora Pública-Geral do Estado do Pará, a advogada Mônica Palheta Furtado Belém, nomeada para o cargo pelo governador Helder Barbalho na última quinta-feira, dia 21, em cerimônia no Palácio do Governo.

Mônica Belém foi a mais votada pelos membros da carreira, obtendo 160 votos, em eleição ocorrida no dia 15 deste mês. O mandato da Defensora Pública-Geral começa no dia 25 de junho deste ano e prossegue até 28 de fevereiro de 2027.

Na mesma oportunidade será endereçado à Defensoria Pública felicitações pela realização, nos dias 25 e 26 de março, do I Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente, no Hangar - Centro de Convenções.

Também receberá as congratulações do Pleno a economista e empresária Elisabeth Grunvald, reeleita presidente da Associação Comercial do Pará (ACP) para o biênio 2024/2026 no último dia 18 de março. A posse oficial está marcada para o dia 1º de abril. Em 2022, Elizabete Grunvald se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da instituição bicentenária, fortalecendo a presença feminina no empreendedorismo regional.

Por fim, a Presidente do TCE-PA, Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, anunciou o falecimento da senhora Maria Francisca da Conceição Ávila, ocorrido no dia 20 de março. Ela era mãe do estimado Conselheiro Wanderley Ávila, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Serão encaminhados votos de pesar também à família do deputado federal Olival Marques em razão da morte de seu genitor, o pastor da Assembleia de Deus no Pará, Gilberto Marques, na semana passada. O TCE-PA se solidariza aos familiares do pastor neste momento de dor.