Plenário informa a realização do TCE Cidadão Comunidade no Jurunas e a participação do TCE-PA no Encco 2023

Na sessão plenária desta quinta-feira, 14, o Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) informou a realização de mais uma ação educativa do Projeto TCE Cidadão Comunidade ocorrida na quarta-feira, 13, na Usina da Paz dos bairros do Jurunas e Condor, em Belém.

O Conselheiro Cipriano Sabino participou do Projeto como facilitador, a convite da Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes e da Conselheira Daniela Barbalho. Ele apresentou aos participantes o funcionamento da Administração Pública, a origem dos recursos utilizados para a oferta de serviços à população, o papel institucional do TCE-PA como órgão de fiscalização e de caráter pedagógico em relação aos seus jurisdicionados para a viabilização das políticas públicas de forma eficiente e efetiva.

Também abordou sobre como os cidadãos podem ter a Corte de Contas como parceira no exercício do controle social por meio da Ouvidoria, o principal canal de comunicação do Tribunal com o povo paraense. Houve uma expressiva interação com os usuários da Usipaz, que se mostraram muito interessados nas atribuições do Tribunal.

O Conselheiro elogiou o funcionamento da Usina da Paz dos bairros do Jurunas e Condor e os serviços por ela ofertados. Ele agradeceu pela excelente receptividade oferecida pela Secretaria de Articulação e Cidadania, representada pelo chefe de gabinete Cleidson Chaves; pela diretora de Redes Locais da Seac, Pamela Massoud; ao coordenador geral da Usipaz Jurunas Condor, Lucas Maia e à gestora dos Territórios da Paz, Delma Braga.

Os agradecimentos foram estendidos às equipes do Gabinete da Conselheira Daniela Barbalho, da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), a qual coordena o Projeto TCE Cidadão Comunidade, da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas e da Secretaria de Tecnologia da Informação pelo apoio na realização da ação pedagógica. Leia a notícia sobre o TCE Cidadão Comunidade no Jurunas clicando aqui.

Encco 2023 - Na mesma sessão, o Conselheiro Corregedor do TCE-PA, Luís Cunha, também comunicou a sua participação e do Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (Encco 2023), realizado no período de 11 a 13 de setembro, na cidade de Natal (RN).

O Conselheiro Luís Cunha considerou o evento de altíssimo nível ao proporcionar o debate necessário para a uniformização de procedimentos e de processos e o trabalho alinhado entre as áreas a fim de se alcançar o crescimento institucional dos Tribunais. Clique aqui para saber mais sobre o Encco 2023.

Santidade - Encerrando a pauta administrativa, a Conselheira Presidente Rosa Egídia relatou a sua participação na chegada da exposição itinerante das relíquias de São João Calábria na quarta-feira, 13, no Abrigo Especial Calabriano, localizado no bairro do Umarizal, em Belém.

A entidade filantrópica atende crianças em situação de vulnerabilidade social, oferecendo assistência às mais carentes em diversos segmentos. Em 2023, a Igreja Católica celebra o jubileu de 150 anos de nascimento de São João Calábria, italiano que é o padroeiro fundador da Congregação dos Pobres Servos e das Pobres Servas da Divina Providência. João Calábria foi beatificado pelo papa João Paulo II no dia 17 de abril de 1988. Leia a notícia completa sobre a visita da Presidência à exposição das relíquias de São João Calábria aqui.

sessaoplenaria14.09.2023