Sessão Plenária: Conselheiros avaliam resultados positivos do Conversando com o Controle Interno em Altamira

A Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, destacou durante a pauta administrativa da sessão plenária de terça-feira, 22, o sucesso na realização do encontro técnico do Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno, ocorrido pela primeira vez nos dias 17 e 18 de agosto no Centro de Eventos Vilmar Soares, no município de Altamira, Região Xingu.

O evento de capacitação mobilizou mais de 500 pessoas de 23 municípios, inclusive da Região do Tapajós, movimentando o segmento de hotelaria e o turismo em Altamira, além de fomentar a economia da localidade. O Conversando com o Controle Interno é coordenado pelo Conselheiro Corregedor Luís Cunha e faz parte do Plano de Capacitação dos Jurisdicionados (PCJ) do TCE-PA, sendo atualmente conduzido pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).

A ação pedagógica contou com amplo apoio das lideranças locais e veículos de comunicação, que muito colaboraram para a sua divulgação, permitindo a participação de um grande número de agentes públicos e demais gestores responsáveis pela administração adequada dos recursos advindos do erário estadual.

A Conselheira Presidente e demais membros do Tribunal Pleno elogiaram os esforços feitos por todas as áreas da instituição que muito se dedicaram para alcançar os objetivos da ação educacional, incluindo a Ecav, Corregedoria, Tecnologia da Informação, Gabinete Militar do TCE-PA, Cerimonial e Comunicação.

“Acreditamos que o melhor caminho para garantir a integridade na administração pública é educar, orientar e capacitar. E é exatamente isso que o Conversando com o Controle Interno se propõe a fazer, reunindo o TCE e seus jurisdicionados em um diálogo amplo e aberto, de forma a influir no desempenho dos órgãos e entidades do estado do Pará. A qualidade técnica dos palestrantes e os conteúdos apresentados de alto nível deixaram um legado para todos que lá estiveram, em especial, aos nossos jurisdicionados”, detalhou Conselheira Rosa Egídia.

Os pequenos artesãos e pequenos agricultores também foram inseridos na programação, com a exposição e vendas dos seus produtos, promovendo a geração de renda. A coordenação do evento se preocupou em contratar mão-de-obra local e adquirir produtos regionais, confeccionados por indígenas Awaeté Parakanã.

Responsável pela interiorização do Programa, Conselheiro Cipriano Sabino sugeriu o encaminhamento de agradecimentos à Diretoria da Associação dos Municípios de Belo Monte, atualmente liderada pelo prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes da Silva. O TCE-PA aprovou o envio também de moção de agradecimento ao SBT de Altamira e às rádios Vale do Xingu e Mirante, veículos de comunicação que auxiliaram na divulgação massiva do evento.

“É motivo de comemoração, de alegria a realização do Conversando com o Controle Interno. Só me cabe dizer mais uma vez parabéns à Presidente do TCE, ao Conselheiro Luís Cunha e à toda equipe do Tribunal que se dedicou incansavelmente para o sucesso da capacitação. Nós estamos alegres por mais uma grande vitória alcançada pelo Tribunal de Contas. Quem ganha é a sociedade”, disse Conselheiro Cipriano Sabino.

O Conselheiro Luís Cunha manifestou seu contentamento com os resultados obtidos com a iniciativa, a qual foi também muito elogiada pelos participantes. “O nosso Tribunal honrou Altamira, honrou a Região Xingu, a Região Transamazônica, para aonde ainda não tínhamos ido. Em nome da Corregedoria posso dizer que todos trabalharam muito bem. Foi perfeito no meu entendimento. Estiveram presentes três Tribunais de Contas (TCE-PA, TCMPA e TCU). Em Cametá, a comunidade já está se organizando para fazer mais bonito”, confidenciou o Corregedor do TCE.

O próximo município a receber o Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno será Cametá, no Baixo Tocantins, nos dias 26 e 27 de outubro deste ano. Mais informações sobre a capacitação podem ser encontradas no seu próprio hotsite, no endereço https://tcepa.tc.br/conversando_controle_interno_2023/

plenarioTCEA23.08.2023

plenarioTCEB23.08.2023