Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação aprova ações de TI para o Plano de Gestão do biênio 2019-2021

O Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação (CDTI) do TCE-PA aprovou 19 ações que envolvem recursos de TI para o Plano de Gestão do biênio 2019-2021, em primeira reunião realizada na sexta-feira, 22. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Cláudio Vinagre, a primeira reunião do Comitê na atual gestão do TCE-PA também foi um momento oportuno para o alinhamento de todos os seus integrantes quanto às suas finalidades e propósito de sua criação.

O Comitê Diretivo de TI é um dos mecanismos viabilizadores da governança de TI, instituído por meio da Resolução nº 18.855 do TCE-PA, de 1º de dezembro de 2016, implantado com o objetivo de assegurar que as ações e decisões sejam tomadas de forma ampla e participativa e que estejam alinhadas às metas institucionais, sob um arcabouço de transparência.

Decisões unilaterais tomadas pelo setor de TI, seleção e priorização de investimentos que não estão alinhados às estratégias institucionais, conflitos na alocação de recursos para o desenvolvimento de soluções de TI e ausência de monitoramento das ações e decisões pela Alta Administração são apenas alguns exemplos de situações que podem ser melhor tratadas por um comitê.

A conselheira Lourdes Lima, coordenadora do Comitê, externou a alegria em compor e colaborar com o CDTI. Ressaltou a necessidade de as ações estarem alinhadas ao Plano Estratégico de TI e ao Plano Estratégico do Tribunal. Evidenciou também a importância da área de Tecnologia da Informação, não mais como área meio, mas estrategicamente como área fim.

Dentre as ações de TI do Plano de Gestão do biênio 2019-2021, merecem destaque: a implantação da videoconferência; o teletrabalho, em parceria com Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP); e a implantação do processo eletrônico. Das 19 ações apreciadas pelo Comitê, 13 dizem respeito ao desenvolvimento de sistemas.

“No Cerimonial, por exemplo, há uma demanda por um sistema de gestão de atividades da área. Na SECEX, necessita-se de um sistema para auditoria e de um sistema para remessa de atos de aposentadoria, enquanto que na SEGP existe a demanda por um sistema de gestão de competências e por um sistema de controle do absenteísmo”, detalhou o secretário.

Cláudio Vinagre explicou ainda que há uma ação específica cujo objetivo é aprimorar a governança de TI, com a elaboração do Plano de Gestão de Riscos da àrea. Esta ação está alinhada às diretrizes da nova gestão da Presidência, que são a governança e a tecnologia, bem como atende a critérios do MMD-TC.

O Plano de Gestão da Presidência do TCE-PA tem a previsão de ser apresentado no próximo dia 28.

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