TCE-PA apresenta tecnologia que permitirá o teletrabalho por servidores

Nesta quarta-feira, 30, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) lançou a tecnologia de Infraestrutura de Virtualização de Desktop (VDI), que possibilitará a realização do teletrabalho - trabalho remoto, pelos servidores da instituição. A apresentação ocorreu no auditório ministro Elmiro Nogueira, do edifício-sede do TCE.

A partir da inovação, implementada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), será permitido o acesso remoto à rede de dados digitais da Corte de Contas, após autorização prévia, com a execução de sistemas e da Intranet já utilizados internamente. Com isso, espera-se dar mais agilidade às atividades desenvolvidas no tribunal, propiciando maior flexibilidade e modernização dos processos laborais.

A estação de trabalho virtual será suportada pelo recém-adquirido Data Center, instalado no dia 13 de janeiro no edifício-sede do TCE. De acordo com o secretário titular da SETIN, Carlos Gomes, o acesso poderá ser feito de quaisquer equipamentos (computador pessoal, laptop, smartphone e tablet) e de qualquer lugar por meio de um aplicativo específico, com senha pessoal e intransferível, seguindo as recomendações de segurança da informação, expressas no Termo de Uso e Responsabilidade do Órgão Colegiado.

 “Além do teletrabalho, a tecnologia de VDI possibilitará também o acesso externo, para os usuários de TI, a todos os sistemas e informações disponíveis na rede interna do tribunal, a melhora do desempenho das estações de trabalho mais antigas e facilitar o uso de dispositivos pessoais nas instalações do TCE-PA”, detalhou o secretário de TI, Carlos Gomes.

Durante a apresentação, o coordenador de Infraestrutura e Segurança do TCE-PA, Kleber Albuquerque, fez uma demonstração prática da instalação e utilização da nova tecnologia, bem como a forma de acessar uma estação de trabalho e as aplicações virtualizadas.

O conselheiro Nelson Chaves, coordenador da área de Tecnologia da Informação, destacou a celeridade com a qual a informação é difundida e o quanto o trabalho em grupo é importante para acompanhar a velocidade advinda com a tecnologia. “Isto exige uma conjugação de esforços, que requer a superação de todos, aonde um venha a suprir a falha do outro. Assim, é importante esse trabalho em grupo para que a tecnologia implantada possa fazer o Tribunal de Contas cada vez forte, mais seguro e mais cumpridor dos seus deveres constitucionais”, afirmou o conselheiro.  

De acordo com a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, é fundamental que o tribunal esteja cada vez mais apto a dar à sociedade uma resposta ágil quanto às demandas dos serviços prestados pelo TCE-PA. “Uma das áreas mais sensíveis e mais importantes atualmente para que se possa desenvolver um trabalho com a rapidez que a população merece é a tecnologia. Ela não é fruto de um trabalho isolado, mas sim de um trabalho em equipe, que  vê no desenvolvimento tecnológico um instrumento para otimizar o tempo e o serviço público”, ressaltou a conselheira.

O teletrabalho é uma ação estratégica prevista no Plano Estratégico 2016-2021, por iniciativa do conselheiro André Dias, sendo colocado como uma das prioridades no Plano de Gestão 2017-2018 da conselheira Lourdes Lima.

vdi 2019