ECAV lança plataforma de ensino a distância

Na sessão plenária realizada nesta terça-feira, 22, foi apresentada por Karla Bengtson, ex-diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), a Plataforma de Educação a Distância (EAD), desenvolvida pela ECAV e pela Secretaria de Tecnologia da Informação em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), que disponibilizará, primeiramente aos servidores e depois aos jurisdicionados, cursos online.

A plataforma constitui em uma ferramenta de fortalecimento da capacitação a que se propõe o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), por intermédio da ECAV. Para viabilizá-la, foi realizado um acordo de cooperação técnica entre o TCE-PA e a EGPA, que, por já trabalhar com a modalidade EAD, disponibilizou os servidores Reinan de Abreu e Vitor Santos para que dessem o suporte técnico necessário.

A parceria, iniciada enquanto a EGPA estava sob a gestão de Danilo Alho, deve ser continuada, posto que a EGPA tem o intuito de fortalecer ainda mais a relação entre as instituições. “Como educadora, sei que a educação tem um papel preponderante na mudança da postura do cidadão brasileiro, mas, em especial, do servidor público, que tem o dever e também o prazer de servir bem e para servir bem temos que estar bem capacitados e ter domínio do que fazemos”, Evanilza Marinho, diretora da EGPA.

Os cursos disponibilizados são: “Elaboração do Plano de Ação Anual para Conselhos de Alimentação Escolar”, elaborado pela servidora Cintia Alexandrino; curso de “Direito Administrativo”, pelo conselheiro substituto Daniel Melo; “Aspectos Legais e Jurisprudenciais da Aposentadoria do Servidor Público”, sob a responsabilidade do servidor Geomar Brito de Jesus; “Direito Previdenciário”, elaborado pela servidora Vanessa Rocha, e “Ações Educacionais na Modalidade à Distância”, de autoria da servidora Leda Monteiro.

De acordo com Karla Bengtson, “esta é a mais democrática das modalidades da educação porque permite transpor os obstáculos em busca do conhecimento. E saber que estes cursos foram elaborados pelos servidores do TCE-PA só enche ainda mais a instituição de orgulho.”

A participação dos servidores na criação dos cursos é uma ideia a ser mantida pela instituição. Os servidores poderão contribuir, a fim de que estes possam atender às suas necessidades e também do corpo social, fortalecendo, ainda mais, a função de construção de cidadania do TCE-PA.

plataforma ead 2019