Lei Kandir: reparação por perdas é tema de cooperação entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais

Lei Kandir: reparação por perdas é tema de cooperação entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais

As reparações sobre as perdas causadas a partir das desonerações provocadas pela vigência da Lei Kandir (Lei Complementar nº 87/96) nas últimas duas décadas, podem, enfim, estar…

Conselheiro Cipriano Sabino apresenta relatório conclusivo sobre a Lei Kandir

Conselheiro Cipriano Sabino apresenta relatório conclusivo sobre a Lei Kandir

Na sessão administrativa do TCE-PA desta terça 17 de outubro, o conselheiro Cipriano Sabino apresentou o relatório conclusivo sobre as perdas causadas pela lei Kandir, com a…

Cons. Cipriano Sabino conduz reunião técnica do IRB sobre a Lei Kandir em Belo Horizonte

Cons. Cipriano Sabino conduz reunião técnica do IRB sobre a Lei Kandir em Belo Horizonte

O conselheiro Cipriano Sabino coordenou nesta terça-feira 19.09, em Belo Horizonte, na sala Ágora do TCE-MG, a primeira reunião técnica com os representantes dos estados que sofrem…

Conselheiro Cipriano Sabino promove reunião sobre a Lei Kandir

Conselheiro Cipriano Sabino promove reunião sobre a Lei Kandir

Em reunião técnica com representantes da Alepa, Sefa e Fapespa, no TCE, quarta 06.09, o conselheiro Cipriano Sabino deu início aos estudos sobre as perdas causadas pela…

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Inicio

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aderiu ao Programa Nacional de Acessibilidade Total, do Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público de Contas da União (MPCU). A participação do TCE-PA no programa consistiu em visitas técnicas a alguns prédios públicos.

Após iniciativa tomada pelo Diretor do Departamento de Controle Externo (DCE), Reinaldo Valino e Gerência do Controlador de Engenharia, Marcelo Aranha, foi realizada uma Inspeção Ordinária junto aos órgãos públicos estaduais, selecionados por amostragem, levando em consideração aqueles que possuem maior demanda de atendimento à população.

A servidora Aíla Seguin foi designada para coordenar e realizar o trabalho in loco, cujas visitas aconteceram em cinco prédios públicos estaduais (Igeprev, Iasep, Defensoria Pública, Seas e Sejudh). O levantamento técnico contou com inspeções e fotos das estruturas dos prédios públicos do Estado.
 
 
“O controle externo com foco na Acessibilidade vem ganhando espaço nos tribunais de contas do Brasil, principalmente no TCU e pretendemos avançar nesse tipo de fiscalização”, explicou Valino.
 
 
“O objetivo do programa é levantar as condições de acessibilidade desses edifícios. Nas visitas pudemos constatar como principais problemas as calçadas irregulares, a falta de rampas para deficientes, a ausência de servidores qualificados para atender as pessoas com deficiência, entre outros”, explicou Aíla.
 
 
“A longo prazo, pretende-se que o item acessibilidade seja obrigatório nas licitações e projetos de construções e reformas dos órgãos públicos. E o trabalho do TCE-PA nesse processo é orientar, capacitar os gestores responsáveis”, completou a servidora Aíla.
 
 
Ao final será emitido um relatório técnico sobre os resultados das vistorias, contendo ainda recomendações aos órgãos inspecionados. Depois, o relatório será apresentado ao Presidente Cipriano Sabino para conhecimento e tomada de decisões.

alt