Lei Kandir: reparação por perdas é tema de cooperação entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais

Lei Kandir: reparação por perdas é tema de cooperação entre o TCU e os Tribunais de Contas estaduais

As reparações sobre as perdas causadas a partir das desonerações provocadas pela vigência da Lei Kandir (Lei Complementar nº 87/96) nas últimas duas décadas, podem, enfim, estar…

Conselheiro Cipriano Sabino apresenta relatório conclusivo sobre a Lei Kandir

Conselheiro Cipriano Sabino apresenta relatório conclusivo sobre a Lei Kandir

Na sessão administrativa do TCE-PA desta terça 17 de outubro, o conselheiro Cipriano Sabino apresentou o relatório conclusivo sobre as perdas causadas pela lei Kandir, com a…

Cons. Cipriano Sabino conduz reunião técnica do IRB sobre a Lei Kandir em Belo Horizonte

Cons. Cipriano Sabino conduz reunião técnica do IRB sobre a Lei Kandir em Belo Horizonte

O conselheiro Cipriano Sabino coordenou nesta terça-feira 19.09, em Belo Horizonte, na sala Ágora do TCE-MG, a primeira reunião técnica com os representantes dos estados que sofrem…

Conselheiro Cipriano Sabino promove reunião sobre a Lei Kandir

Conselheiro Cipriano Sabino promove reunião sobre a Lei Kandir

Em reunião técnica com representantes da Alepa, Sefa e Fapespa, no TCE, quarta 06.09, o conselheiro Cipriano Sabino deu início aos estudos sobre as perdas causadas pela…

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Inicio

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheiro Cipriano Sabino e a presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (FUNTELPA), Adelaide de Oliveira assinaram, na manhã desta terça-feira 23, o contrato entre as duas instituições cujo objeto será a transmissão pela TV Cultura (canal 2), do telejornal “É Da Sua Conta Pará”.

Transmitido quinzenalmente às quintas-feiras a partir das 19h45, o noticiário irá possibilitar à população de 105 (cento e cinco) municípios paraenses as informações e demais questões relativas a competência, atribuições e rotina da Corte de Contas. A TV Cultura, a emissora pública do Estado do Pará, possui atualmente 64 repetidoras.

A partir do dia 09 de setembro ela também estará em Abaetetuba. A primeira edição do noticiário irá ao ar no dia 08 de setembro e fará uma cobertura especial do Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno, cuja primeira edição acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, em Bragança.

Segundo o presidente do TCE Cipriano Sabino, “este contrato com a Funtelpa é de grande importância para o tribunal. Através do programa ‘É da sua conta Pará’, o cidadão poderá estar informado de forma educativa e pedagógica sobre o papel do TCE perante a sociedade. O programa é direcionado para qualquer pessoa que receba recursos públicos, principalmente, prefeitos, secretários e demais jurisdicionados. Sendo assim, o cidadão tem que estar preparado para saber como utilizar os recursos”, disse Sabino.

O presidente do TCE afirmou ainda que; “A TV e Rádio Cultura serão fundamentais para mostrar ao cidadão e chamá-los para participar da fiscalização e correta destinação dos recursos públicos estaduais. A comunicação, a mídia em geral e a opinião pública são muito importantes para o tribunal, já que este não pode fugir do compromisso de informar a sociedade. Os conselheiros estão integrados na nessa tarefa de comunicar as nossas atividades. Por isso este projeto não vai parar por aqui. Nós vamos estar nos  aproximando cada vez mais da sociedade”, acrescentou o presidente.

O conselheiro destacou que o TCE também realizará pesquisas de opinião pública para aferir o que a população paraense acha da instituição. Para aqueles que desconhecem a importância e papel constitucional de uma Corte de Contas, essas pesquisas irão facilitar o entendimento e a função que o TCE exerce.

Adelaide Oliveira, presidente da FUNTELPA, destacou que “a TV Cultura vai contribuir com o objetivo do TCE em esclarecer dúvidas sobre o papel de um Tribunal de Contas perante a sociedade e assim, prestar contas aos cidadãos”.

Tim Penner, diretor de Jornalismo da TV Cultura acredita que três variáveis ganham com o “É Da Sua Conta”: “em primeiro lugar o cidadão que estará informado sobre o papel do TCE; em segundo, o próprio tribunal, que irá desmistificar dúvidas sobre a sua finalidade. E por último, a TV Cultura, por participar deste processo informacional.”

Esta primeira etapa prevê a realização de seis programas. O vice-presidente do TCE, conselheiro Luís Cunha, a diretora de Marketing da FUNTELPA, Bety Dopazo, os integrantes do Núcleo de Comunicação e do Gabinete da Presidência do TCE também participaram da Cerimônia de assinatura do contrato. O termo pode ser renovado a medida que haja interesse de ambas as partes.

alt