Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Ação do TCE Cidadão Comunidade com a Conselheira Daniela Barbalho reúne público atendido pela Usipaz de Marituba

Duzentas pessoas, entre estudantes das escolas públicas Doutor Renausto Amanajás e Professor Edmundo Queiroz, secretários estaduais e municipais, servidores públicos e a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, incluindo moradores locais, participaram da palestra do Projeto TCE Cidadão Comunidade, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), ministrada pela Conselheira Daniela Barbalho, na segunda-feira, 20, na Usina da Paz de Marituba, abordando os temas relacionados à cidadania, controle social, além de apresentar a Corte de Contas à sociedade em geral.

Ao dar as boas-vindas, a secretaria-adjunta de Articulação e Cidadania (Seac), Alessandra Amaral, destacou a mobilização de todos para a participação na ação. “É uma felicidade ver esse auditório lotado, num espaço que é de transformação de vidas”, pontuou.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Victor Dias, enalteceu o papel do TCE-PA. “O Tribunal tem papel especial, pois resguarda o nosso bem público, que é o dinheiro público. E essa informação é importante para os nossos jovens para que exerçam a cidadania e partiquem o controle social”, disse.

A Conselheira Daniela Barbalho apresentou ao público a estrutura política do Brasil, o Sistema Brasileiro de Controle Externo, o que são os impostos e como são destinados para execução de obras, o papel da Corte de Contas paraense e o exercício do Controle Social.

“O Pleno do TCE é composto por sete conselheiros e exerce o controle externo dos gastos públicos, pensando no bem-estar social. Então, fiscalizem, cobrem e participem ativamente da sociedade, pois é possível”, explicou a Conselheira, esclarecendo ainda sobre as funções do Tribunal (fiscalizadora, consultiva, ouvidoria, informativa, pedagógica, sancionadora, corretiva e normativa).

Patrícia Alencar, prefeita de Marituba, agradeceu a iniciativa da Corte de Contas. "Agradeço ao TCE-PA por trazer ao nosso município essa palestra com assuntos tão importantes. Portanto, cada um de nós deve fiscalizar e cobrar o que é nosso de direito: saúde, saneamento, educação", comentou.

De acordo com a coordenadora-geral da Usipaz de Marituba, Patrícia Abdon, o espaço recebe três mil pessoas por mês, com atividades diversas de cultura e lazer, qualificação profissional e serviços de assistência social.

“É essencial que o cidadão tenha conhecimento de seus direitos e deveres, entre os quais o direito de exercer o controle social e o TCE está de parabéns por esta iniciativa em trazer esse conhecimento”, apontou Artur Jansen, diretor da Fábrica Esperança.

A ação foi encerrada com a doação de livros para compor o acervo da biblioteca da Usipaz. Também houve sorteio de algumas publicações.

Uma das sorteadas foi a aluna do 3° ano da Escola Edmundo, Luane Demétrio, 18 anos, moradora do bairro Dom Aristides. Ela levou pra casa uma obra regional: “Na Amazônia Encantada”, do escritor paraense Walcyr Monteiro.

"Achei a palestra muito interessante, pois foi a primeira vez que ouvi uma abordagem sobre a importância da prestação de contas, que é um assunto um pouco difícil", contou a estudante, que fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) com a expectativa de conquistar uma vaga no curso de Educação Física ou de Fisioterapia.

Estiveram presentes a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Carmen Lúcia do Carmo; a chefe do Cerimonial e Relações Institucionais, Dione Guimarães; e a assessora da Ouvidoria do TCE-PA, Olga Benário.

Cidadania - O TCE Cidadão Comunidade orienta os participantes quanto à função do Tribunal de Contas, o seu papel fiscalizatório e pedagógico, aproximando-o da sociedade para que esta acompanhe a atuação da Administração Pública, e estimula o conhecimento a respeito do controle social e as ferramentas disponíveis na sociedade para realizá-lo.

Nesta perspectiva, as comunidades atendidas pelo projeto recebem subsídios para contribuir com o fortalecimento da cultura participativa, na qual  cada cidadão pode exercer o controle social. O projeto está sob a organização da Ecav.

comunidadeMaritubaA20.11.2023

comunidadeMaritubaD20.11.2023