Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE-PA leva informações sobre controle social a estudantes da Cabanagem

 

Sessenta alunos da rede pública de ensino que são atendidos com as atividades da Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, assistiram à palestra sobre controle social, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), por meio da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), nesta quinta-feira 20, como estratégia para o fortalecimento da cidadania.

O tema foi abordado pelo Conselheiro Substituto Julival Silva Rocha que explicou, de maneira simples e objetiva, ao público infanto-juvenil o papel do TCE, e a importância da participação da comunidade na fiscalização da gestão dos recursos públicos, apresentando os canais de comunicação disponíveis na Corte de Contas, entre eles a Ouvidoria.

"O Tribunal não faz o controle sozinho, conta com a participação social para fiscalizar e zelar pelo o que é de todos. Nossa principal mensagem aqui é de que toda pessoa, de qualquer idade, pode exercer algum papel importante para melhorar o meio onde vive. Cada um pode contribuir com o controle social", esclareceu o Conselheiro.

Estudante do 1° ano do Ensino Médio, Luiz Fernando de Sousa, de 15 anos, gostou da temática. "Nós temos direitos e deveres que devem ser cumpridos. Aqui, foi explicado, com muita atenção, como funciona a gestão dos recursos públicos, e com isso, somos estimulados a contribuir, no dia a dia, com o bem-estar da sociedade", disse o jovem.  

A ação do TCE-PA na Usipaz-Cabanagem foi o primeiro fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac). Para a secretária-adjunta de Articulação e Cidadania, Alessandra Amaral, “é fundamental esse conhecimento que os próprios alunos repassam em casa, aos familiares, e ainda saber sobre a função que o TCE exerce para a sociedade. Nossa expectativa é de expandir essa parceria”, comentou.

Mãe de dois filhos, de 12 e de 9 anos, a moradora do Conjunto Panorama, Elaine Silva, de 44 anos, avaliou positivamente a ação do TCE. "É de grande importância para a sociedade aprender a olhar e a cuidar melhor do bem público. Então, o TCE nos ajuda com esse esclarecimento, junto da comunidade, para que a gente se envolva melhor", explicou Elaine.

O evento foi encerrado com um sorteio de livros com assuntos relacionados a cidadania.

 

Ouvidoria

Olga Benário, assessora da Ouvidoria, deu mais detalhes acerca do trabalho da Ouvidoria do TCE-PA. "Somos o canal entre o cidadão e o TCE. Recebemos críticas, elogios, sugestões, reclamações, e pedidos de orientação técnica pelo portal do Tribunal, por telefone ou presencial", relata.

O contato telefônico da Ouvidoria do TCE é o (91) 3210-0800. O endereço do portal do TCE-PA é www.tcepa.tc.br.

 

Projeto

O TCE Cidadão na Comunidade apresenta seu papel de acompanhar a atuação da Administração Pública e estimula o conhecimento a respeito do controle social e as ferramentas disponíveis na sociedade para realizá-lo. Nesta perspectiva, as comunidades atendidas pelo projeto terão subsídios para contribuir no fortalecimento da cultura da política participativa, em que cada cidadão, engajado ou não em associações civis, é convidado a exercer o papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas.

“É de extrema relevância esse projeto que vem a orientar os cidadãos acerca de seus direitos e sobre o que é o controle social para com os gastos públicos. E ainda esclarece sobre o papel do Tribunal para a sociedade. Neste segundo semestre temos uma extensa programação em escolas e universidades também”, afirma Carmen Lúcia Dantas, diretora-geral da Escola de Contas do TCE-PA.

 

TCECidadaojulhoL20.07.2023

TCECidadaojulhoK20.07.2023

TCECidadaojulhoF20.07.2023

TCECidadaojulhoE20.07.2023

TCECidadaojulhoC20.07.2023

TCECidadaojulhoB20.07.2023

TCECidadaojulhoD20.07.2023

TCECidadaojulhoA20.07.2023

TCECidadaojulhoJ20.07.2023

TCECidadaojulhoI20.07.2023

TCECidadaojulhoG20.07.2023

TCECidadaojulhoH20.07.2023