Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Escola Lauro Sodré aprende mais sobre o controle social com o TCE Cidadão nas Escolas

 

O TCE Cidadão nas Escolas, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), prossegue em agosto com diversas ações educacionais. A última ocorreu na sexta-feira, 25, na Escola Estadual de Ensino Médio Lauro Sodré, no bairro do Marco, em Belém.

Sessenta e três alunos assistiram à apresentação da auditora de controle externo Andréa Martins Cavalcante, servidora da Corregedoria do Tribunal.

Durante a ação, os estudantes aprenderam mais sobre a origem dos recursos públicos, as instituições que os administram, o papel do Tribunal de Contas como instituição fiscalizadora e que também orienta seus órgãos jurisdicionados e a obrigatoriedade da prestação de contas em cumprimento das Leis de Responsabilidade Fiscal, da Transparência e de Acesso à Informação, entre outros importantes assuntos relacionados ao controle externo e social.

A Ouvidoria do TCE-PA também foi destaque, sendo o principal meio de comunicação da Corte de Contas, o qual visa assegurar ao cidadão a participação direta na melhoria da atuação do Colegiado. A unidade recebe solicitação de informações, elogios, críticas, sugestões, reclamações e denúncias.

Participaram do TCE Cidadão nas Escolas os auditores de controle externo Leonardo Rodrigues e Renise Xavier, a assessora de gabinete Angélica Alves e o técnico de controle externo Jairo Soares.

O TCE Cidadão nas Escolas foi criado em 2011, após proposição do Conselheiro aposentado Nelson Chaves, com o objetivo de incentivar o exercício do controle social pelos jovens estudantes da rede pública e privada de ensino. Além do TCE Cidadão nas Escolas há ainda os Projetos TCE Cidadão Universitário e TCE Cidadão Comunidade.

 

TCECidadaoSodreA28.08.2023

TCECidadaoSodreD28.08.2023

TCECidadaoSodreB28.08.2023

TCECidadaoSodreF28.08.2023

TCECidadaoSodreG28.08.2023

TCECidadaoSodreE28.08.2023

TCECidadaoSodreH28.08.2023

TCECidadaoSodreI28.08.2023

TCECidadaoSodreC28.08.2023