Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Auditor Odilon Teixeira passa por arguição

 

Aprovado em concurso público realizado em 2012, e após ser escolhido pelo governador do Estado, Simão Jatene na lista tríplice enviada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), o auditor Odilon Inácio Teixeira passou por mais uma etapa até a sua nomeação ao cargo de conselheiro do tribunal, na vaga reservada aos auditores concursados, conforme determina a Constituição Federal. A argüição aconteceu em sessão ordinária realizada nesta terça 05 de agosto, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

 

Em nome dos 27 deputados estaduais presentes, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, destacou o cumprimento do rito constitucional e a capacitação técnica de Teixeira, ressaltando o momento de valorização da atuação do TCE e da meritocracia dentro da Corte. Em seguida, Odilon Teixeira recebeu a palavra para sua manifestação.

 

Teixeira afirmou, em tom emocionado, que a indicação para o cargo de Conselheiro do TCE é a conquista mais importante de sua vida, sentindo-se feliz e honrado por estar se submetendo à aprovação pelos deputados, membros de um poder que é, segundo ele, por força constitucional, o titular do controle externo, ao tempo em que representa as mais diversas camadas sociais, tornando-se apto para fiscalizar os gastos públicos com o auxílio técnico do TCE.

 

O auditor do TCE observou também que o controle externo exercido pelos TC’s vem se aperfeiçoando a cada dia para se adequar às mudanças ocorridas na gestão pública, a partir da Constituição de 1988. Odilon Teixeira ressaltou ainda que o TCE tem empreendido esforços para orientar os gestores públicos, fiscalizando os atos administrativos e avaliando os resultados efetivos das políticas públicas.

 

O auditor defendeu o papel pedagógico da Corte de Contas como uma de suas mais importantes atribuições, porque objetiva, segundo ele, orientar gestores para que evitem a má gestão dos recursos. Ao defender as ações pedagógicas do tribunal, ele citou iniciativas, como o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, a implantação do Programa de Interiorização, o programa de TV É Da Sua Conta Pará, o projeto TCE Cidadão e a instalação da primeira unidade regional do tribunal, em Santarém. 

 

O auditor fez uma menção especial ao encontro TCE/Alepa, do qual participou pela primeira vez em abril deste ano, observando que essa interação é fundamental para a permanente melhora da qualidade dos serviços públicos prestados pelas duas instituições, “sendo muito salutar para atender aos anseios da sociedade paraense”, ressaltou. 

 

Paraense de coração

 

O auditor arguido nasceu em Santa Catarina, onde trabalhou durante quatro anos no controle interno do Poder Executivo, e por quase dez anos na área de controle externo do Tribunal de Contas daquele estado. Odilon afirmou que, ao realizar o concurso público e ser aprovado, fez uma opção que afetou sua vida e de sua família, “opção da qual não me arrependo, pois aqui fui recebido de braços abertos e acolhido como filho desta terra”, dizendo-se já um paraense de coração.

 

Odilon reiterou, ao final da manifestação, seu total compromisso com a missão do Tribunal de Contas do Estado do Pará que é exercer o controle externo em benefício da sociedade, orientando, acompanhando e fiscalizando a efetiva e regular gestão dos recursos públicos estaduais.

 

Sete deputados se inscreveram para argüir o auditor. Todos foram unânimes em destacar a instrumentação técnica de Odilon, bem como a sua total aptidão para o exercício do cargo de conselheiro. Os 41 parlamentares receberam cópias do currículo do auditor antes da sessão de argüição.

 

Terminada a arguição, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda enviou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa o projeto da indicação. Após a apreciação da matéria, a CCJ enviará o relatório ao plenário para a votação secreta, penúltimo passo para a nomeação pelo governador Simão Jatene.

 

O presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino, acompanhado pelo conselheiro André Dias e pelas auditoras Patrícia Sarmento e Milene Cunha prestigiaram a argüição de Odilon Teixeira.

 

Fato Histórico

 

A nomeação de Odilon Teixeira para o cargo de conselheiro do TCE representa um marco histórico para o tribunal, porque é a primeira vez que o pleno do órgão se completa nos moldes prescritos pela Constituição Federal de 1988. Ou seja, com as sete vagas preenchidas obedecendo o critério constitucional que prevê, dentre estas, uma a ser ocupada por um procurador do Ministério Público de Contas e outra por um auditor do quadro do TCE. Além disso, é significativo que essa vaga seja agora ocupada por um auditor egresso do concurso realizado em 2012 pelo órgão.