Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Escola de Contas Alberto Veloso apresenta o Projeto TCE Cidadão à Seduc-PA

 

Na terça-feira, 6, a Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), esteve reunida com representantes das Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA) para apresentar o Projeto TCE Cidadão. A reunião técnica foi o pontapé inicial para a elaboração do cronograma de atividades de 2023 e para selecionar as escolas que receberão o Projeto, que é uma das principais iniciativas da Corte de Contas paraense voltada para o fomento da prática do controle social pelos cidadãos.

As servidoras da Ecav Renise Xavier e Cristina Galvão apresentaram os objetivos, os normativos, a metodologia empregada, o histórico, os resultados até então alcançados com o TCE Cidadão, o qual é composto pelos seguintes eixos de ação: TCE Cidadão nas Escolas, TCE Cidadão Universitário e o TCE Cidadão Comunidade.

O próximo passo a ser dado pela Ecav e Seduc-PA será a execução do cronograma de atividades, com o início das ações educativas nas escolas. A meta é atender pelo menos 20 escolas da rede pública estadual de ensino neste ano.

TCE Cidadão - Criado a partir da Resolução 18.136/2011, o TCE Cidadão tem como objetivo esclarecer sobre o direito de fiscalização da gestão dos recursos públicos pertencente à população, bem como informar acerca da atuação institucional do TCE-PA como órgão de controle externo a alunos e professores de escolas e instituições de ensino superior, da rede de ensino pública e privada, organizações da sociedade civil e entidades comunitárias.

O Projeto vem sendo desenvolvido de forma contínua por meio de palestras realizadas voluntariamente pelos servidores-multiplicadores do TCE-PA, os quais são devidamente capacitados pela Ecav.

 

tcecidadaoseducA07.06.2023

tcecidadaoseducB07.06.2023

tcecidadaoseducC07.06.2023