Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Público da Usipaz Jurunas e Condor prestigia palestra do Conselheiro Cipriano Sabino pelo TCE Cidadão Comunidade

 

Cem pessoas da comunidade dos bairros do Jurunas e Condor, em Belém, atendidas pela Usina da Paz local, foram contempladas com orientações sobre cidadania e controle social por meio da palestra ministrada pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Cipriano Sabino, em mais uma ação do Projeto TCE Cidadão Comunidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), na quarta-feira, 13.

“Nós precisamos estar próximos da sociedade para conhecer, de fato, quais são suas principais demandas. Aqui, com o TCE Cidadão, estivemos mostrando nossa presença, dialogando com pessoas de várias idades e nos colocando à disposição da sociedade, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, pontuou o Conselheiro.

O Conselheiro fez esclarecimentos de forma objetiva sobre a arrecadação de impostos, os gastos públicos, a prestação de contas, a estrutura política brasileira e o papel da Corte de Contas na fiscalização da aplicação dos recursos públicos estaduais. E finalizou a ação enfatizando a importância da Ouvidoria do TCE-PA, órgão destinado a receber sugestões, reclamações e denúncias.

Para a autônoma Josevânia Silva, moradora do Condor, que participa das atividades da Usina com a filha Jhiulia, de 10 anos, o momento foi proveitoso. “Várias vezes eu passei perto deste prédio sem saber que se tratava do TCE. O que mais me chamou a atenção nesta palestra foi saber que há um canal de comunicação especial com a população para que a gente possa reclamar ou denunciar”, contou Josevânia referindo-se à Ouvidoria.

“Esta parceria com o TCE-PA é importante para trazer esclarecimentos para este público que nem sempre tem acesso a informações, como o conhecimento sobre a fiscalização de recursos”, ressaltou o chefe de gabinete da Secretaria de Articulação e Cidadania, Cleidson Chaves.

Carmen do Carmo, diretora geral da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), que coordena o TCE Cidadão, destacou a doação de livros arrecadados pelos servidores do TCE à biblioteca da Usipaz Jurunas e Condor, como forma de incentivo à prática da leitura. Também houve sorteio de livros no encerramento da ação.

Na ocasião, Cipriano Sabino fez visita às instalações da Usina da Paz. De acordo com a coordenação geral da Usipaz Jurunas e Condor, em média, 500 pessoas passam pelo espaço diariamente. Por mês, são atendidas entre 15 a 20 mil pessoas de todas as faixas etárias que participam de atividades diversas. E ainda que a biblioteca conta com acervo de livros dos mais variados temas.

A ação contou com a presença da diretora de Redes Locais da Seac, Pamela Massoud, e do coordenador geral da Usipaz Jurunas/Condor, Lucas Maia, além de servidores do Gabinete da Conselheira Daniela Barbalho, da Ecav, do Cerimonial, da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas, da Ouvidoria e da Biblioteca Ministro Benedicto Frade, do TCE-PA.

O TCE Cidadão Comunidade visa apresentar às comunidades o papel de acompanhar a atuação da Administração Pública e estimular o conhecimento acerca do controle social. Além do TCE Cidadão Comunidade, há ainda os Projetos TCE Cidadão nas Escolas e o TCE Cidadão Universitário.

 

TCECidadaoJurunasJ14.09.2023

TCECidadaoJurunasI14.09.2023

TCECidadaoJurunasH14.09.2023

TCECidadaoJurunasF14.09.2023

conselheirociprianosabinoA14.09.2023

TCECidadaoJurunasG14.09.2023

TCECidadaoJurunasE14.09.2023

TCECidadaoJurunasD14.09.2023

TCECidadaoJurunasC14.09.2023

TCECidadaoJurunasB14.09.2023

TCECidadaoJurunasA14.09.2023

TCECidadaoJurunasM14.09.2023

TCECidadaoJurunasL14.09.2023