Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão chega às Ilhas da região de Ananindeua

 

A Escola de Contas Alberto veloso (ECAV), com a ajuda dos facilitadores do Projeto TCE Cidadão, apresentou a função e missão do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na última quinta-feira, 06 de dezembro, a 48 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Farias, localizada na comunidade de Igarapé Grande, região das ilhas de Ananindeua.

Com temas como o controle social e a atuação fiscalizadora do tribunal, a palestra rendeu muitas perguntas dos estudantes a respeito dos direitos e deveres que cabem aos cidadãos. “As crianças e os pais se interessaram pelo assunto que levamos até eles”, explicou Flavia Chaves, facilitadora e servidora do tribunal.

O ano ainda não acabou e a ECAV já apresentou o Projeto TCE Cidadão em 94 escolas, na cidade de Belém e no interior do estado do Pará. Durante as apresentações, os facilitadores tiveram oportunidade de observar o cotidiano vivido pelos estudantes e professores das mais variadas localidades.

“O diretor da escola contou sobre as dificuldades enfrentadas por eles no passado quando não havia energia na região. Eles não podiam armazenar a merenda escolar por falta de refrigerador. Problemas vivenciados que ajudaram no aprendizado dos alunos sobre o cuidado com o bem comum”, contou o diretor da escola, Aureliano da Costa Junior.

As ações do TCE Cidadão já alcançou a meta de 94 escolas atendidas pelo Projeto em 2018.