Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Presidente do TCE-PA compõe mesa de encerramento da semana de acolhimento discente na UFPA

Na última sexta-feira, 18, a Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, compôs a mesa de encerramento da semana de acolhimento do discente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia – PPGDDA, mantido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A primeira turma de mestrado profissional da Região Norte terminou os créditos das disciplinas do curso e está em fase de elaboração do projeto de pesquisa para aqualificação e, na semana passada, recebeu os componentes da segunda turma. Participaram do evento os professores Lucivaldo Barros, Andreza Smith e Valena Jacob, da UFPA, e o Procurador Geral de Contas do Estado do Pará Patrick Bezerra.

Em sua fala, a Conselheira Lourdes Lima destacou a importância do PPGDDI, da busca constante do conhecimento, além de fazer referência ao Projeto TCE Cidadão, que começou embrionário nas escolas públicas e atualmente envolve instituições de ensino superior.

Fruto do convênio celebrado entre o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA), TCE/PA, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Ministério Público Federal (MPF – PR/PA), Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e Associação dos Procuradores do Município de Belém (APMB), o mestrado profissional busca transferir o conhecimento técnico-científico da universidade para o mercado de trabalho. O aluno do mestrado profissional é formado para atuar profissionalmente nessas instituições e não para seguir uma carreira na pesquisa acadêmica ou a docência.

Participaram da primeira turma do curso de pós-graduação pelo TCE-PA o Conselheiro Substituto Daniel Mello e as auditoras de Controle Externo Vera Braga e Larissa Fagundes. Na segunda turma está como discente o Conselheiro Substituto Julival Rocha pelo Tribunal.

Vale lembrar que estão abertas as inscrições para as duas vagas no curso de mestrado profissional em Direito, ofertado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Escola de Contas Alberto Veloso.

As vagas são remanescentes de uma primeira oferta realizada em 2021, e deverão ser preenchidas por servidores efetivos cujas atividades desempenhadas no Tribunal estejam alinhadas com a proposta do Programa de Mestrado, considerando os critérios estabelecidos pela Resolução 19.225/2020.

O edital de abertura será lançado no final deste mês e mais informações sobre o Programa de Mestrado podem ser encontradas no endereço:

Texto: Josiele Sousa, com apuração de Bethânia Cavaleiro de Macêdo (Ascom TCE-PA)
Foto: André Maia (Ascom TCE-PA)

ufpatce paC21.03.2022

A Conselheira Lourdes Lima representou o TCE-PA durante o encerramento semana de acolhimento do programa de pós-graduação da UFPA

ufpatce paB21.03.2022

A Conselheira Presidente do TCE-PA citou em seu discurso o Projeto TCE Cidadão, que após o sucesso nas escolas, alcançou instituições de ensino superior

ufpatce paA21.03.2022

Os integrantes da mesa de encerramento da semana de acolhimento do discente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia