Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Acadêmicos de Direito da Unama e do Centro Universitário Fibra assistem à palestra do TCE Cidadão Universitário

Acadêmicos do curso de Direito da Unama e do Centro Universitário Fibra participaram da palestra do Projeto TCE Cidadão Universitário, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no edifício-sede da Corte de Contas, em Belém, nesta terça-feira, 14. O Projeto é coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) e tem como objetivo estimular o interesse no controle da execução das políticas públicas entre os estudantes de universidades públicas e privadas do estado.

As turmas foram recepcionadas pela diretora da Ecav, Carmen Lúcia do Carmo. “É uma satisfação recebê-los para que conheçam nosso ambiente e que agreguem conhecimento tanto profissional como quanto agentes de controle social”, disse a diretora.

A palestra teve como facilitador o auditor de controle externo Jonas Gomes de Sousa que apresentou aos participantes a estrutura política do Brasil, o Sistema Brasileiro de Controle Externo, o que são os impostos e para que se destina sua arrecadação, o papel da Corte de Contas paraense e o exercício do controle social.

O diretor da Ouvidoria do TCE-PA, Ribamar Moura, também interagiu com as duas turmas de futuros advogados explicando mais detalhes sobre o órgão. Por meio da Ouvidoria é possível encaminhar elogios, sugestões, críticas ou reclamações, pedidos de acesso à informação, solicitar esclarecimentos e orientações técnicas a respeito da atuação do Tribunal ou sobre os serviços por ele prestados.

“Foi sensacional e foi, sobretudo, acolhedor. Muitas vezes, nós, enquanto cidadãos, não temos o conhecimento da simplicidade que é ter acesso a essa transparência, o que nos impossibilita, às vezes, de participar ativamente da sociedade. Este Projeto traz essa consciência para que todos possamos trabalhar em conjunto e trazer benefícios para todos”, ressaltou Gabriel Roterdhan, 23 anos, aluno do 3° semestre de Direito da Unama.

A servidora Cláudia Moura apresentou a Biblioteca Benedicto Frade e falou sobre o acervo composto de publicações técnicas e literatura em geral que está à disposição da sociedade para consultas e pesquisas.

“Foi muito esclarecedor. A palestra foi acessível e compreensível, deixando claro que nós podemos estar atuantes como cidadãos e como estudantes de Direito”, enfatizou Hellem Pinheiro, 27 anos, aluna do 8° semestre de Direito do Centro Universitário Fibra.

A professora Ariane de Nazaré Cunha Amoras de Araújo, do Centro Universitário Fibra, e a professora Silvia Maria Lovaglio, da Unama, acompanharam os alunos.

Universitário - Criado pelo TCE-PA em 2017, o TCE Cidadão Universitário tem como público estudantes de instituições de ensino superior e técnico. Mostra-se como uma ferramenta que conduz à reflexão sobre a cidadania no espaço educacional e científico, na finalidade de formar pessoas conscientes do papel transformador que possuem.

TCECidadaoL14.11.2023

TCECidadaoJ14.11.2023