Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

“Conversando com o Controle Interno” chega ao município de Soure nos dias 18 e 19 de agosto

 

Soure, na Ilha do Marajó, será o próximo município a receber o programa “Conversando com o Controle Interno”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) nos dias 18 e 19 de agosto, no Auditório Santo Agostinho, ao lado da Igreja Matriz. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio site do TCE-PA no endereço www.tcepa.tc.br.

A oitava edição do programa no interior do estado é dedicada para gestores de instituições que possuem o dever de prestar contas da aplicação de recursos concedidos pelo erário estadual de modo a preparar os servidores responsáveis pelo controle interno dos órgãos jurisdicionados do TCE-PA no exercício correto desta atribuição.

A Palestra Magna da programação do “Conversando com o Controle Interno” começará às 14h30, com a participação da procuradora de Contas do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, que abordará o tema “Incentivos fiscais, desenvolvimento e transparência: estudo de caso na Região de Integração do Marajó”.

Na sequência, às 15h30, o procurador do TCE-PA, Elias Chamma, apresenta-se em palestra que tratará a respeito dos “Os Tribunais de Contas e o seu Papel Constitucional”. Às 16h10, Fabiano Almeida, presidente da Comissão Estadual de Estudos e Técnicas de Cooperativismo do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA), discutirá sobre “O Terceiro Setor e as leis de incentivos: da captação à prestação de contas”.

A última palestra do dia será proferida pela promotora de justiça titular da 2° Promotoria de Justiça de Fundações Privadas, Associações de interesse Social, Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial de Belém, Helena Maria Oliveira Muniz Gomes, que explanará a respeito das “Organizações sociais, as parcerias com a Administração Pública e o controle exercido pelo Ministério Público”.

No segundo dia do “Conversando com o Controle Interno”, o painel temático “Planejamento e Execução da Despesa Pública e o Controle Interno” inicia-se às 9h, com a palestra “A nova Lei de Licitações e o controle das contratações públicas”, a ser conduzida pelos conselheiros substitutos Julival Rocha e Daniel Mello.

Posteriormente, a conselheira substituta do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), Márcia Costa, apresentará o tema “Controle da gestão orçamentária e financeira”.

Às 10h30, no painel “Convênios e Contratos na Administração Pública e o Controle Interno”, o secretário de Representação de Santarém, Antônio Carlos Ferreira Júnior pontua os aspectos do “Controle da Gestão de Convênios. Logo após, o foco dos debates será acerca da “Fiscalização de Contratos e Convênios: a atuação do fiscal e do Controle Interno”, pelo secretário de representação de Marabá, Rafael Larêdo.

Por fim, às 11h45, a auditora do TCE-PA Andréa Cavalcante discorrerá sobre as “Boas práticas de Controle Interno”.

Veja a programação completa do “Conversando com o Controle Interno” aqui.

Controle Interno - Paralelamente ao evento, nos dias 18 e 19 de agosto, o TCE-PA realizará visitas a escolas dos municípios de Cachoeira do Arari e Soure, com a apresentação do Projeto TCE Cidadão. Participarão das ações do projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alunos das escolas estaduais de ensino fundamental e médio José Rodrigues Viana e Delgado Leão, de Cachoeira do Arari; e as escolas estaduais de ensino fundamental e médio Prof. Gasparino e Delgado Leão em Soure.

O TCE Cidadão tem o objetivo de difundir informações a alunos e professores de escolas e instituições de ensino superior, da rede de ensino pública e privada, e à sociedade sobre o direito de fiscalizar a gestão dos recursos públicos. Visa ainda ao fomento do controle social dos gastos públicos, bem como a prestação de esclarecimentos acerca da atuação do TCE-PA como órgão de controle externo.