Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Uepa de Cametá conhece o TCE Cidadão Universitário

O TCE Cidadão Universitário chegou ao município de Cametá, Região do Baixo Tocantins, na terça-feira, 24. Quase 80 alunos do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município tiveram uma tarde diferente ao participarem do projeto, que é referência no Brasil na promoção do controle social.

Criado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em 2017, o TCE Cidadão Universitário tem como público estudantes de instituições de ensino superior e técnico. Mostra-se como uma ferramenta que conduz à reflexão sobre a cidadania no espaço educacional e científico, na finalidade de formar pessoas conscientes do papel transformador que possuem.

A auditora de controle externo Andréa Cavalcante, facilitadora da ação, apresentou aos alunos da universidade quais são os tipos de controle existentes - interno, externo e social e de que forma eles estão interligados.

As instituições públicas estaduais devem controlar as suas atividades no âmbito interno e cabe ao TCE-PA lançar seu olhar externo para averiguar se os recursos públicos estão sendo devidamente aplicados para o bem-estar social.

A população pode participar desse processo, acompanhando de perto o funcionamento dos órgãos públicos estaduais, comunicando qualquer irregularidade às autoridades competentes, incluindo o TCE-PA, que criou um importante canal de comunicação: a Ouvidoria, ativa há oito anos na Corte de Contas.

A Ouvidoria do Tribunal recebe manifestações diversas, entre reclamações, pedidos de esclarecimento e de informações, denúncias e elogios a respeito das organizações que estão sob a jurisdição do TCE e que precisam prestar contas de como foram utilizados recursos do erário público estadual.

A apresentação trouxe ainda aos jovens alguns detalhes acerca do Sistema Tribunais de Contas, composto por 33 Cortes responsáveis pelo julgamento e apreciação de processos administrativos.

Andréa Cavalcante encerrou a ação educativa com uma mensagem de estímulo aos jovens para que busquem sempre melhores condições de vida e os seus direitos por meio do exercício da cidadania.

“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem a mudá-las. Desejo que vocês continuem com essa esperança capaz de transformar a realidade e assim construirmos um país mais digno, honesto e com menos desigualdades sociais”, disse a facilitadora.

Também colaboraram para a realização do TCE Cidadão Universitário na Uepa as servidoras Patricya Maciel, Maria Cristina Pina Galvão, da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), e Ruy Santos, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin).

Avaliação - A coordenadora geral do campus da Uepa em Cametá, professora Ivete Caldas, achou muito válida a presença do TCE-PA. “É como se fosse um marco pra gente para falar do cidadão universitário, da importância da cidadania dentro do governo do estado e mostrar pra eles o “outro lado”. Quando vocês mostram para eles o que realmente importa, o papel do TCE-PA dentro do ambiente universitário e na educação do cidadão, reforçam muita coisa pra gente. Eles vão sair daqui com outro olhar sobre o que é o estado, o que é cidadania e sabendo o que podem fazer para serem universitários cada vez melhores, porque um dia retornarão a esse ambiente universitário para ajudar outros jovens”, explicou.

Josiel dos Santos há dois anos cursa Ciências Biológicas na Uepa. Ele disse que até então não conhecia o TCE e assistir à apresentação sobre controle social foi muito útil. “Achei muito interessante ter uma noção básica a respeito de onde vem o nosso dinheiro público. Eu e meu colega levantamos a questão do transporte para os alunos do campus porque sabemos que é lei, independente de ser na capital ou no interior. A palestra foi importante para reivindicarmos nossos direitos”, comentou o jovem, que espera conseguir do governo estadual auxílio financeiro para ele e os demais colegas superarem algumas dificuldades de locomoção dentro e fora de Cametá.

Diego Gaia, que também estuda Biologia, afirmou já conhecer o TCE-PA. Para ele, foi muito bom saber mais sobre as atividades do Tribunal. “A prestação de contas é algo essencial. Precisamos saber qual a origem dos recursos, como é feita a arrecadação e como devem ser distribuídos e aplicados pelas instituições”, detalhou o estudante, que também reforçou o apelo por mais apoio aos estudantes na participação em eventos externos e distantes do município onde estudam.

O campus da Uepa em Cametá existe há 14 anos, reunindo quase 400 alunos matriculados nos cursos de Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Física, Letras/Libras, Pedagogia, Biomedicina e Tecnologia em Alimentos. Há ainda a oferta de cursos de pós-graduação e um mestrado. A instituição de ensino atende a Terra dos Notáveis, como é conhecido o município, e suas quase cem ilhas que ficam no entorno.

tcecidadaocametaD25.10.2023

tcecidadaocametaG25.10.2023