Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Primeiros cem dias de gestão do TCE-PA no biênio 2023-2024 revelam modernização e mais agilidade processual

 

Os primeiros cem dias de gestão administrativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no biênio 2023-2024, sob a presidência da Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, foram marcados pelo aumento no número de processos julgados, pelo estímulo à capacitação dos servidores, bem como pelo incentivo à modernização, evidenciando o compromisso da nova gestão com o fortalecimento do controle externo. Fazem parte do corpo diretivo o Conselheiro Fernando de Castro Ribeiro, como Vice-Presidente, e o Conselheiro Luis da Cunha Teixeira, como Corregedor. 

Processos - A Secretaria Geral (Seger) do do TCE-PA, que tem por finalidade secretariar as sessões do Tribunal Pleno, assessorando a Presidente, os Conselheiros, os Conselheiros Substitutos e os representantes do Ministério Público de Contas, nos primeiros cem dias de gestão contabilizou um crescimento de 21,94% de processos julgados e apreciados pelo Tribunal Pleno, totalizando 91,56% das autuações. 

De 1º de fevereiro até 11 de maio, foram julgados e apreciados o quantitativo de 966 processos, distribuídos entre 477 atos de aposentadoria, reforma e pensão; 142 atos de admissão de pessoal; 131 tomadas de contas; 124 prestações de contas de convênios; 36 recursos; 32 prestações de contas de gestão; 12 representações, 8 pedidos de rescisão e 2 denúncias, distribuídos em 31 sessões plenárias, das quais três foram na modalidade Plenário Virtual.

Modernização - A Secretaria de Controle Externo (Secex) deu início às ações programadas do Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2023 de forma pioneira, com a realização de auditorias em formato eletrônico, utilizando o novo Módulo Auditoria do Sistema Fiscalis, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin). A nova ferramenta permite o registro de forma eletrônica de todas as fases da auditoria, possibilita a padronização de procedimentos, a automatização de documentos,  a ampliação da segurança da informação, maior agilidade das etapas dos trabalhos, o aprimoramento da qualidade das fiscalizações, assim como o controle do PAF e do cumprimento das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).

A Secex desenvolveu e implementou um painel de licitações baseado no sistema Alice do Tribunal de Contas da União (TCU), que possibilita o aperfeiçoamento da atividade de fiscalização, uma vez que permite às equipes técnicas o acompanhamento mais ágil e eficiente dos procedimentos e processos oriundos dos órgãos e entidades jurisdicionados do TCE-PA.

Dentre os trabalhos realizados, destaca-se a Operação Educação, fiscalização ordenada na área de educação originada da colaboração entre os tribunais de contas estaduais e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Coube ao TCE-PA avaliar as condições de 30 escolas do Pará sob diversos aspectos, como infraestrutura, segurança, higiene e prevenção de incêndios. O resultado poderá ser utilizado como oportunidade de melhorias pela gestão pública estadual.

Em parceria com a Escola de Contas Alberto Veloso, a Secex deu início ao cronograma de treinamentos, em conformidade com o Programa de Capacitação do Controle Externo 2023, o qual foi elaborado e atualizado. Foram realizadas capacitações relacionadas à utilização da ferramenta eletrônica Módulo Auditoria, assim como treinamentos em auditoria operacional para as equipes técnicas de todas as Controladorias de Contas de Gestão.

A Secretaria de Controle Interno (Secin) do TCE-PA atuou em variados processos, com vistas a assegurar a conformidade dos atos internos da gestão com as expectativas legais e regulatórias que recaem sobre o órgão. Dentre as iniciativas estratégicas realizadas pela unidade, destaca-se o estudo técnico para reestruturação da Secin a partir das normas nacionais e internacionais sobre auditoria interna, assim como para a implementação do Sistema de Controle Interno do Tribunal. O objetivo deste estudo é sistematizar e articular as atividades de controles administrativos de todas as unidades da Corte de Contas com base em três linhas de defesa, levantando os riscos nos processos ordinários de trabalho e instituindo os controles aptos a mitigá-los, visando tornar o TCE-PA referência de boas práticas perante os jurisdicionados e outros órgãos de controle.

Sustentabilidade - A Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica construiu, juntamente com técnicos e gestores de todas as unidades de trabalho do TCE-PA, o Plano de Gestão 2023-2025, que estabelece as prioridades da gestão administrativa para o próximo biênio, contemplando 22 ações alinhadas a três diretrizes estratégicas: Transformação Digital, Sustentabilidade e Transparência. 

Referente à Transformação Digital, destacam-se a implantação do sistema eletrônico de fiscalização de transferências voluntárias de recursos; a criação do módulo de gerenciamento e monitoramento da execução das ações do Plano de Logística Sustentável (PLS); a aquisição de sistema integrado para a área de gestão de pessoas; a disponibilização de ferramenta automática para formalização dos acórdãos do Plenário Virtual e a elaboração do plano de recuperação de desastres na área de tecnologia da informação.

Na área da Sustentabilidade, houve a implementação do PLS, uma das iniciativas que segue as Estratégias Sustentáveis Nacionais, para nortear e estabelecer práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade nas atividades do Tribunal. Para divulgação dessas ações, foi lançado o site TCE Sustentável, disponível no Portal TCE-PA (www.tcepa.tc.br), no qual são disponibilizadas informações sobre as atividades do Comitê Gestor do PLS, tais como planos, manuais e relatórios que recebem agora o selo “Documento 100% digital”. A proposta do selo é fomentar a sustentabilidade e a transformação digital, além de facilitar o acesso, a disseminação de documentos, bem como incentivar a economicidade e o consumo consciente do papel com intuito de reduzir o consumo de descartáveis em 16% ao ano e ampliar as compras sustentáveis em 20% ao ano.

Educação Corporativa - A Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) tem promovido ações educacionais com o objetivo de oferecer conhecimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento aos membros, servidores e jurisdicionados do Tribunal de Contas. Durante esse período, foram viabilizadas inscrições para 11 eventos voltados aos Conselheiros e Conselheiros Substitutos, sendo destacados o "Congresso Nacional de Liderança e Governança em Licitações e Contratos", o "I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas", o "Fórum Futuro da Governança Fiscal" e o "VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas".

No que diz respeito aos cursos realizados pela Ecav, ocorreram oito ações educacionais, contando com a participação de 626 pessoas. Destacam-se a "Oficina - Módulo Auditoria - edição 2" e o "Workshop de Auditoria Operacional na prática - 2023 - edição 1", direcionados aos servidores da Secex. Além disso, é relevante mencionar o "Workshop Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", como parte do Programa de Formação de Líderes do TCE-PA. Nesse período, a Ecav colaborou com 16 instituições parceiras e inscreveu 138 servidores em uma variedade de cursos, incluindo "Estratégias para a Auditoria do Futuro", "Método de Solução Adequada de Conflitos e a Lei de Licitações e Contratos Administrativos" e "Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos no Setor Público".

O projeto TCE Cidadão, cujo objetivo é incentivar e promover a prática do controle social pela população, realizou palestras para 46 alunos da Escola Waldemar Maués em Belterra, bem como para mais de 60 estudantes universitários de Belém e Santarém.

Cidadania - A Ouvidoria é um canal de representação do TCE-PA para a sociedade e a participação social contribui para o aperfeiçoamento da fiscalização na aplicação dos recursos públicos estaduais, assim como para o fortalecimento do controle externo da administração pública.  

No período de 1º de fevereiro a 5 de maio, a Ouvidoria registrou um índice de resolutividade das demandas recebidas de 90,79%, com respostas dentro do prazo normativo de até 30 dias, e índice de satisfação de 100% de seus usuários.