Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Estudantes da Escola Palmira Gabriel visitam o Plenário do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, a visita de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Palmira Gabriel, localizada no bairro do Tenoné, em Belém. A visita fez parte do Projeto TCE Cidadão nas Escolas, atualmente coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).

Trinta alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental assistiram à parte da sessão plenária, acompanhados pela diretora da instituição de ensino Lana Glayce Dias Ferreira Pontes, pelos professores Elenilda Lima e Antonio Sales e pela técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Adriana Lobato dos Santos.

Presidindo a sessão de julgamentos, o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro deu as boas-vindas aos jovens, desejando que voltem outras vezes ao Tribunal para conhecerem melhor o trabalho da instituição de controle externo. O Conselheiro apresentou aos estudantes a composição do TCE-PA, quem são seus Conselheiros e Conselheiros Substitutos, as responsabilidades que cabem ao Tribunal e a atuação do Ministério Público de Contas (MPC-PA).

“É muito importante a presença de vocês no TCE-PA, que são a semente da sociedade, pois ainda são jovens estudantes. Para nós é motivo de muita alegria e orgulho estarem no Tribunal e temos a percepção de que a nossa instituição chama a atenção da sociedade na sua função de agir em favor da coletividade”, disse o Conselheiro Fernando Ribeiro.

O Conselheiro Corregedor Luís Cunha também deu mais detalhes sobre o Sistema Tribunais de Contas e o incentivo que o TCE-PA concede aos participantes do TCE Cidadão para o exercício da cidadania.

“O cidadão precisa estar bem informado para ele poder se posicionar. A ideia do TCE Cidadão é informar professores e alunos para que sejam cidadãos de verdade, para que exerçam a cidadania. Que sejam bem informados para cobrar direitos e também saberem quais são os seus deveres”, reforçou o Corregedor do TCE-PA.

A Conselheira Lourdes Lima parabenizou os professores da Escola Palmira Gabriel pela iniciativa de trazerem seus alunos ao Tribunal de Contas. “Gostaria de dizer da minha alegria de ser oriunda de uma escola pública. Sou de Irituia, do interior do estado, e eu nunca parei de estudar. Hoje vocês conheceram a nossa instituição que trabalha pela sociedade”, completou a Conselheira.

Os Conselheiros Substitutos Julival Rocha, Daniel Mello e Edvaldo Souza também manifestaram contentamento em receber os alunos da Escola Palmira Gabriel, que logo após foram ao Auditório Ministro Elmiro Nogueira para assistirem à apresentação da auditora de controle externo Andréa Cavalcante no TCE Cidadão nas Escolas.

Homenagem – O Pleno do TCE-PA aprovou moção de congratulações aos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade pelo Dia dos Profissionais de Contabilidade, a ser celebrado em todo o país na sexta-feira, 22. A moção se estende a todos os servidores da área contábil que trabalham no Tribunal de Contas.

Os Conselheiros também lembraram da passagem do Dia Internacional da Paz nesta quinta-feira, 21.

TCECidadaoplenarioA21.09.2023

TCECidadaoplenarioB21.09.2023