Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Sessão Plenária Virtual: Tribunal Pleno defere registros e julga contas de gestores

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) deferiu, na sessão plenária de quarta-feira, 1º de dezembro, 24 atos para fins de registro, além de julgar uma Prestação e uma Tomada de Contas e uma Representação, além de responder a uma Consulta.

A Corte julgou como irregulares as contas de Tomada Especial oriunda da Prefeitura Municipal de Monte Alegre, segundo o Processo nº 535240/2009. Não houve determinação de glosa e aplicação de multas regimentais visto a prescrição da pretensão punitiva.

Na Prestação de Contas descrita no Processo nº 524402/2012, os Conselheiros julgaram as contas irregulares de modo que a responsável pela Associação Bem Acolher à época da firmação do convênio deverá restituir ao estado R$ 35 mil atualizados e pagar multa de 10% do valor do débito.

O Pleno julgou procedente a Representação interposta pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará, conforme Processo nº 516675/2014, determinando a sua juntada nos processos de contas de gestão, exercícios 2011 a 2016, dos órgãos superiores do estado. A Representação tinha como objeto a revisão dos contratos alcançados pela desoneração tributária em razão do programa federal “Plano Brasil Maior”. O programa do governo federal foi desenvolvido para aumentar a competitividade da indústria nacional.

Pauta Administrativa - A Presidência deu conhecimento ao Plenário sobre os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária - RREO do Poder Executivo referentes ao 5º e 6º bimestres do exercício de 2020, e também a respeito do Relatório de Gestão Fiscal - RGF do Poder Judiciário do Estado do Pará relativo ao 1º quadrimestre do exercício de 2021.

O Plenário deliberou de forma favorável à Proposta de Resolução que autoriza a Presidência a celebrar Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas - Ibraop, que tem por objeto o desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento da gestão e do controle de obras públicas no Brasil, por meio da uniformização de entendimentos e procedimentos, bem como a realização conjunta de capacitações e eventos voltados ao controle externo.

Na mesma sessão, foi aprovada Proposta de Resolução que trata da implementação e regulamentação do Abono por Produtividade Coletiva no âmbito do TCE-PA, previsto no art. 27 da Lei Estadual nº 8.037, de 05 de setembro de 2014.

Aprovou-se o encaminhamento de votos de parabéns ao Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Minas Gerais Sebastião Helvécio, que recentemente se aposentou daquela Corte de Contas. O Colegiado também felicitou o secretário geral do TCE-PA, José Tuffi Júnior, que aniversariou também na quarta-feira, dia da sessão.

Ecav – A Presidente do TCE-PA destacou o aniversário da Escola de Contas Alberto Veloso, que no último dia 30 de novembro completou 15 anos de criação. Para comemorar o aniversário da Ecav, ocorre uma exposição de registros fotográficos dos principais eventos da unidade ao longo de sua trajetória no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, no Edifício-sede do TCE-PA.

A Conselheira Lourdes Lima destacou que o evento abre ano comemorativo que contará com o lançamento do novo portal da Ecav na internet, a modernização do TCE Cidadão, também com novo site, a criação de trilhas de aprendizagem aos servidores do TCE-PA e a oferta de novos programas de capacitação, entre outras ações.

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)