Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Estudantes do Colégio Estadual Paes de Carvalho participam do TCE Cidadão

 

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu um grupo de alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC) para mais uma ação do TCE Cidadão na manhã de quinta-feira (24), no prédio-sede da instituição. O objetivo é estimular a consciência cidadã entre os jovens com informações sobre controle social e, ainda, demonstrar a importância do papel executado pela Corte de Contas ao fiscalizar a gestão de recursos públicos estaduais, em benefício da sociedade.

Por meio da palestra ministrada pelo auditor de Controle Externo Leandro Alberto Alves de Lima, os estudantes conheceram o funcionamento da estrutura pública (poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e sobre aplicação dos impostos como o ICMS, que é a taxação sobre a circulação de mercadorias e de serviços, além de informações da atuação dos tribunais de contas.

“Eu e meus colegas não tínhamos ideia da atuação do TCE. Aqui ficamos sabendo que ele fiscaliza a aplicação do dinheiro público. Este momento foi importante para sabermos e termos informações do que é feito, e que grande parte da população não sabe como e onde procurar, pois sempre é bom a gente se interessar por essas questões. Na verdade temos o dever de saber”, disse o aluno Carlos Eduardo Ferreira, 18 anos.

Em sua fala aos estudantes, o palestrante destacou o papel da Ouvidoria como o canal de comunicação entre a sociedade e o TCE, informando que o Tribunal aprecia, julga, registra, orienta e fiscaliza, mas que a sociedade também exerce um papel essencial por meio do controle social.

Os estudantes também visitaram o plenário do TCE e acompanharam a sessão, presidida pela Conselheira Lourdes Lima, e a Biblioteca Ministro Benedicto Frade.

Também conheceram o Museu Serzedello Corrêa, composto de memorial, gabinete histórico e acervos com objetos de grande relevância histórica, guiados pela servidora Sílvia Chaves Teixeira.

Segundo a diretora do CEPC, Alinne Castro, “os estudantes estão no último ano do Ensino Médio, em preparação para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], e esta foi uma oportunidade para verificar vocações, o interesse por profissões na área, e claro, é importante para a formação cidadã”.

História

Fundado em 28 de julho de 1841, o Colégio Estadual Paes de Carvalho é uma instituição pública de renome nacional.

Estavam presentes a diretora da Escola de Contas, Carmen Lúcia Dantas, e as servidoras Renise Xavier e Cláudia Calado, coordenadora de Acervo Técnico e Informação (Biblioteca Ministro Benedicto Frade).

Biblioteca
A Biblioteca Benedicto Frade está localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, 1585, no bairro de Nazaré, em Belém. O horário de funcionamento é das 8 horas às 14 horas, de segundas às sextas-feiras. Para mais informações sobre os serviços da Biblioteca, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (91) 3210 – 0521/0522.

  

 

TCECidadaoA25.08.2023

TCECidadaoC25.08.2023

TCECidadaoI25.08.2023

TCECidadaoJ25.08.2023

TCECidadaoH25.08.2023

TCECidadaoB25.08.2023

TCECidadaoF25.08.2023

TCECidadaoG25.08.2023

TCECidadaoE25.08.2023