Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

ECAV faz homenagem ao Conselheiro Nelson Chaves

A história da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) se une, em diversos momentos, à trajetória do Conselheiro Nelson Chaves no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Seja pelas diversas ações coordenadas pela Escola, muitas delas idealizadas pelo decano da Corte de Contas, seja pela atual estrutura de funcionamento da unidade, desenhada também com a participação do Conselheiro.

Foi com o sentimento de gratidão e saudade pela chegada da aposentadoria do Conselheiro Nelson Chaves que os servidores da ECAV prestaram homenagens ao homem de grandes ideias que escreveu seu nome no TCE. No coração e na mente de cada um dos integrantes da Escola, o carinho pela atenção e o companheirismo construído pela convivência fraterna.

A ECAV coordena importantes projetos de autoria do Conselheiro Nelson Chaves, como o Conversando com o Controle Interno, Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, Sexta da Integração, o Concurso de Redação Auditor Armando Dias Mendes e o TCE Cidadão, que vem convocar jovens de todas as idades para o exercício do controle social dos recursos públicos em favor da própria sociedade.

A diretora da ECAV, Kássia Bengston, confirmou a admiração pelo Conselheiro por ter sido um grande mestre a todos, tendo compartilhado seus ideais de justiça, de equidade, o apreço pelo coletivo, por sua dignidade e sua honra. “O legado que deixa à Escola de Contas se perpetua no tempo, pois como foi muito bem colocado pelos seus pares na sessão em sua homenagem, o senhor, de fato, é um homem à frente de seu tempo”, disse Kássia.

Durante o tributo, fez-se a leitura do poema “Navegar é Preciso”, de Fernando Pessoa, em alusão aos caminhos traçados na carreira pública do Conselheiro. “Nestas páginas navegamos nas lembranças da gratidão, ancorando um pouco de seus grandiosos sonhos materializados no TCE-PA, pois para o senhor o que é necessário é criar. Sua voz ecoou criativa diante do Plenário do TCE-PA e da sociedade paraense, desenhando programas, projetos, eventos e ações que mobilizaram servidores, jurisdicionados e cidadãos, especialmente as crianças, jovens e trabalhadores – motivo e razão de tudo o que faz”, declararam os servidores.

Coordenadora de Acervo Técnico e Informação (CAT), Cláudia Nilene Moura destacou a generosidade do Conselheiro Nelson Chaves em propor a homenagem a um dos servidores mais queridos do TCE-PA, Alberto Veloso, o qual denomina a ECAV por proposição de iniciativa do Conselheiro. “Tenho 27 anos de Tribunal e já passei por várias ocasiões de Conselheiros se aposentando, mas este momento está sendo diferente pelas diversas manifestações de carinho e de gratidão que estão ocorrendo. Quem planta vento, colhe tempestade, mas como o senhor plantou amor, carinho e amizade, nós vamos colher saudade”, emocionou-se Cláudia Nilene.

Nelson Chaves agradeceu pelas palavras calorosas. “Aquilo que venho recebendo está acima do que eu poderia esperar e muito acima do que eu mereço. A grandiosidade do coração de todos é inesquecível. Tentei fazer aquilo que minimamente estava no meu alcance, sempre procurando contemplar e beneficiar o coletivo”, confidenciou.

O Conselheiro Nelson Chaves recebeu como presente dos servidores da ECAV um caderno que relata, com imagens e símbolos, todo o percurso dos projetos idealizados por ele que foram conduzidos pela Escola de Contas desde a sua criação em 2012.

Fotos: André Maia (Ascom TCE-PA)

cons.nelsonchavesE16.11.2021

Conselheiro Nelson Chaves deixa importante legado formado por vários projetos conduzidos pela ECAV no TCE-PA

cons.nelsonchavesC16.11.2021