Biblioteca Benedito Frade indica leitura sobre Círio no mês de outubro

No mês do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a CAT – Biblioteca Benedito Frade destaca como livro do mês “Círio – Patrimônio Cultural da Humanidade – Cultural Heritage Of Humanity”, organizado pelas editoras Verde e Guia. A obra traz fotografias de diversos momentos do Círio de Nazaré registrados por fotógrafos renomados do estado. O livro também traz a história da maior festa religiosa do Brasil.

Existem elementos significativos em torno dos quais cada país, cada povo, cada pessoa ao redor do mundo nutre uma relação especial. São dias, tradições e festas que identificam e caracterizam o modo de ser, de pensar e de viver dos povos, partindo da esfera individual e se ampliando para o todo.

No Brasil, de tradições que datam de séculos, o povo paraense é um dos que mais festejam suas raízes, seus laços culturais, incluindo a religiosidade. Por isso, o mês de outubro sempre é aguardado com grande expectativa por milhares de paraenses, já que por mais de 15 dias se celebram as festividades do Círio de Nazaré.

As celebrações - envolvendo tanto paraenses que vivem no estado, como aqueles que moram fora, além de turistas nacionais e internacionais - ocorrem em meio a procissões, liturgias e os esperados almoços tradicionais nas casas, onde se serve a rica e diversificada culinária paraense, com destaque para a maniçoba e o pato no tucupi.

Para saber mais sobre o tema, leia a obra “Círio – Patrimônio Cultural da Humanidade – Cultural Heritage Of Humanity”, que está disponível para consultas e empréstimos na Biblioteca Benedito Frade.