Tribunais de Contas do Ceará e de Rondônia relatam experiências para maior efetividade

A terceira mesa virtual do primeiro dia do ENCO 2021 contou com o relato de experiências dos Tribunais de Contas do Ceará e de Rondônia nas áreas de Ouvidoria e de Gestão de Pessoas, na busca pela maior efetividade dos TCs e no fomento do controle social. As palestras tiveram a mediação do Conselheiro Ouvidor do TCE-PA Odilon Teixeira.

Na primeira palestra da mesa, Virgílio Freire, do TCE-CE, esclareceu aspectos sobre “A contribuição da Ouvidoria do TCE-CE para as suas unidades internas”, de modo a destacar o perfil de uma ouvidoria capaz de ser agregadora de forma positiva à atuação dos Tribunais de Contas.

Em sua palestra, o assessor da Ouvidoria da Corte de Contas do Ceará evidenciou que a Ouvidoria não é um local no qual são acolhidos servidores que não conseguiram se adaptar em outras áreas dos tribunais. Pelo contrário, para se trabalhar em uma Ouvidoria é preciso de habilidades específicas, visto a necessidade de se interagir com todas as áreas dos tribunais no atendimento das demandas dos cidadãos.

“Na Ouvidoria trabalhamos com uma proposta permanente, de reter a carga emocional do usuário. Devemos romper com o estereótipo do servidor público acomodado, nos tornarmos mais resolutivos, produtivos, além de trabalharmos com iniciativa e entusiasmo”, explicou Virgílio Freire. Para se ter uma Ouvidoria mais efetiva, propõe-se tratar cada registro recebido com lealdade, franqueza e com a perspectiva de resolução dos problemas. O usuário deve ser a existência da organização.

Gestão de Pessoas - Elton Parente, do TCE-RO, apresentou o tema “Gestão de competências e resultados para maior efetividade no atendimento do cidadão: Experiência TCE-RO”, no qual abordou as estratégias colocadas em prática na área de Gestão de Pessoas para resultados efetivos quanto ao melhor desempenho institucional do TCE-RO.

O processo de implementação das estratégias em ciclo oficial começou em 2020 e fundamenta-se essencialmente no desenvolvimento de competências e resultados. Os líderes de cada área têm papel fundamental na efetiva implementação do processo. Uma comissão formada por servidores é responsável por finalizar a gestão de desempenho, que compreende a avaliação do trabalho realizado, o feedback de desempenho, a avaliação dos resultados alcançados e das competências desenvolvidas.

O TCE-RO aplicou uma política de incentivos para estimular a adesão dos servidores ao processo. A expectativa é de que se alcance 70% das metas estipuladas no final do primeiro ciclo de implementação.

O ENCO 2021 continuou pelo período da tarde com mais duas mesas virtuais temáticas, mediadas pelos Conselheiros Sérgio Leão, Corregedor do TCMPA, e Eduardo Tuma, do TCM-SP.

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