Números mostram o sucesso da décima edição do Fórum TCE Pará e Jurisdicionados

Foram dois dias de evento, oito horas de programação on-line e números que só mostram o quão grande foi a 10ª edição do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, quem entrou para a história por ter sido o primeiro 100% virtual. Até a tarde de quarta-feira, 30, portanto 24 horas depois do encerramento do evento, os dois dias de palestras disponibilizados no YouTube já somavam cerca de 3 mil visualizações, e mais de 4 mil nas publicações sobre o evento nos perfis oficiais do TCE-PA nas redes sociais. E os números só aumentam.

"Se este ambiente virtual traz desafios, ele também nos brinda com novas possibilidades de conexão para além de nossas fronteiras de espaço e tempo, conectando este conteúdo a pessoas dos quatro cantos do país, as quais terão acesso às palestras que continuarão disponíveis on-line. Isso multiplica ainda mais a abrangência e capilaridade deste evento, que só cresce a cada ano", destacou a conselheira Lourdes Lima, presidente do TCE-PA, em seu discurso de encerramento.

Ao todo, foram 956 inscritos previamente ao evento. Participaram 268 servidores do TCE-PA e 356 servidores de 75 entidades diversas. Um total de 123 prefeituras e mais 13 universidades também marcaram presença no Fórum, incluindo diversos tribunais de contas do Brasil - entre eles, o Tribunal de Conta dos Municípios do Estado do Pará (TCM) -, Tribunal Regional do Trabalho – 8ª Região, Tribunal Regional Eleitoral, MPC-PA, além de 57 unidades jurisdicionadas.

Idealizador do Fórum, o conselheiro Nelson Chaves, decano da Corte de Contas, também destacou a emoção de se chegar a dez edições do evento com números tão expressivos. “É uma alegria celebrar a 10ª edição, por ser sinal de que o evento se consagrou, tornou-se tradicional e só assim o foi porque, ao longo desse tempo, muitas pessoas ajudaram nesse sentido. Palestrantes do mais alto nível, integrantes de todos os poderes e da iniciativa privada, pessoas que nos brindaram com suas presenças. Agradeço aos servidores da Casa que não mediram esforços para que todas as edições tivessem sucesso e, nesta última edição, toda de forma virtual, aos companheiros da Comunicação, Secex [Secretaria de Controle Externo], Cerimonial, Setin [Secretaria de Tecnologia e Informação], da qual sou coordenador, e que deram um suporte extraordinário para a realização do evento", pontuou.

Neste momento, o conselheiro Nelson citou Santo Agostinho, o qual dizia “que todo começo é repleto de inseguranças e incertezas”. “Como o fórum, realizado num momento de pandemia”, comparou, ressaltando que a organização do evento, tendo à frente duas mulheres – a conselheira vice-presidente Rosa Egídia, coordenadora da edição, e a presidente Lourdes Lima – “demonstrou o empoderamento feminino no TCE/PA, que enriquece a instituição e que conseguiu, com muita coragem, num momento de pandemia, fazer um fórum virtualmente”.

A conselheira Rosa Egídia agradeceu a cada um dos participantes e “aos colegas da Corte, que deram suas contribuições; à presidente, que disponibilizou todas as ferramentas necessárias para cumprir com a missão, delegada; todos os conselheiros e conselheiros substitutos, que foram fundamentais para o sucesso do evento”. Ela também citou os membros do Ministério Público de Contas e os palestrantes desta edição.

“Foi uma honra contar com suas participações pelo brilhante trabalho e disponibilidade de tempo e contribuições inestimáveis para o sucesso do evento”, disse, incluindo no rol de atores principais do Fórum todos os servidores “sem os quais nada teria sido possível, tanto os que participaram como espectadores, como os que ajudaram incansavelmente”.

“Enfim, cabe-nos festejar o sucesso do evento acreditando que terminamos o fórum engrandecidos pelo aprendizado, compelidos a pensar em novas soluções na área de gestão pública, apontando sempre para o melhor, entregando à sociedade e aos jurisdicionados o que eles esperam de nós, e que venham os próximos fóruns”, disse a coordenadora do evento.  "Esperamos encontrar a todos no ano que vem em uma nova edição do Fórum TCE-PA, e se Deus quiser já em formato presencial, longe deste cenário de pandemia, mas sem dúvida não abriremos mão deste diálogo com a tecnologia que nos ofereceu novas possibilidades", completou a presidente Lourdes Lima que, na oportunidade, declarou encerrada a 10º edição do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados.