“Inauguração do Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo”

delimitador

 

Galeria de Fotos


Apresentação

Com objetivo de incentivar a cultura local e considerando a Resolução n° 17.765, de 03 de setembro de 2009, por proposição do Conselheiro Nelson Luiz Teixeira Chaves, foi criado o Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo”.        

A escolha do nome do Espaço Cultural é um tributo desta Corte de Contas às iniciativas e envolvimentos culturais do Conselheiro Clóvis Moraes Rego e a história do Tribunal.

Governador, escritor, professor, pesquisador, historiógrafo e muitas outras atividades, o homenageado foi conselheiro do TCE-PA entre anos de 1969 e 1974.

O Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo foi criado com a missão de valorizar exposições, oficinas, lançamentos de livros, e assim, dando a possibilidade de criar um canal de conhecimento que interage com o público interno e externo, explorando formas de olhar, interpretar objetos e cenas.

No dia 13 de outubro de 2009, o espaço foi inaugurado contemplando duas exposições: “Olhar do Filho” – de autoria do artista plástico, Ronaldo Moraes Rêgo, - filho do Conselheiro Clóvis Moraes Rego e “Brinquedos de Miriti” – de artesãos do município de Abaetetuba, Nordeste do Estado.

Atualmente o Espaço Cultural integra o catálogo dos espaços culturais do Instituto Brasileiros de Museus - IBRAM, participando nacionalmente dos eventos.

Os eventos realizados no Espaço Cultural “Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo”, atestam a sua importância na medida em que ele se integrou com um espaço de divulgação das atividades culturais do Estado do Pará. 


Divulgação

Convite

Mídia externa


Circuito expositivo Exposição Olhar do Filho:

  • A partir da tela “Sementes”, óleo sobre tela – 1986, do acervo cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) elaborou-se o circuito expositivo da mostra “Olhar do Filho”;
  • 10 telas, em cavaletes, do acervo pessoal do artista.

 

Circuito expositivo Exposição Brinquedos de Miriti:

  • 01 painel em MDF medindo 4m x 2m, pintado na cor branco, com montagem simulando romaria fluvial de canoas multi coloridas, com romeiros e 01 canoa maior trazendo 01 berlinda Nossa Senhora de Nazaré;
  • Plotagem do texto “Brinquedos colorido de um povo de fé.” (autoria do SEBRAE);
  • 01 girândola com brinquedos de miriti, cobras, jeguidegues, peixes, passarinhos, canoas;
  • 01 mobile de bonecos dançando, medindo 5 metros;
  • 02 cubos pintados de azul, com fitas do Círio, paneiros com pato, berlinda com Nossa Senhora de Nazaré.

Ficha Técnica

Exposição “Olhar do Filho”

 

Ficha Técnica 

 

Artista

Ronaldo Moraes Rêgo

Organização

Dione Guimarães

Silvia Teixeira

 

Expografia/Montagem

Manoel Kiko Pacheco

Arte Gráfica

José Peixoto