"Visitando Julieta"
Mediadores: Museu Serzedello Corrêa, sócios educadores e direção do MUFPA.
Data: 18 a 31/05/2010
Local: Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo

delimitador

Sinopse

A difusão socioeducativa “Visitando Julieta” seguiu um roteiro determinado pela coordenadoria do Centro de Memória, pelos sócios educadores e pela direção do MUFPA.

O encontro reuniu alunos e professores nas dependências do MUFPA, seguindo a pé para Escola Barão do Rio Branco, onde conheceram o busto esculpido em mármore, do Barão do Rio Branco, a qual está situado no jardim da escola. A seguir os alunos e professores seguiram para o Tribunal de Contas do Estado do Pará, onde encontraram a escultura de Innocencio Serzedello Correa, em bronze, com data de 1900, além de três esculturas em argamassa, as quais serviram de molde para a elaboração de escultura final, datadas da década de 30, do século XX. Durante a permanência dos alunos houve apresentação do vídeo sobre a vida de Julieta França.

O teor cultural da difusão socioeducativa continha explicações da maneira como se elabora/molda uma escultura, com a visualização de moldes em gesso, esculpidos pela artista Carmem Souza, escultora portuguesa, de família paraense, cujas obras compõem o acervo do Museu da UFPA, gentilmente cedidas ao TCE para ajudar junto com as fichas do acervo histórico a compor o lúdico na compreensão dos alunos. A ação contabilizou 237 visitantes da Escola Barão do Rio Branco, IESAM, FIBRA, UNAMA e CESUPA, no período de 18 a 31 de maio de 2010.

 

Galeria de Fotos