5º Simpósio Nacional de Ouvidorias reúne representantes de Ouvidorias dos Tribunais de Contas

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) esteve entre os participantes do “5º Simpósio Nacional de Ouvidorias”, evento realizado de forma híbrida nos dias 25 e 26 de novembro, em Manaus (AM), tendo como anfitrião do TCE do Amazonas. O diretor da Ouvidoria da Corte de Contas paraense, Ribamar Moura, foi o representante do TCE-PA no evento.

O simpósio foi voltado para a troca de conhecimentos e de boas práticas realizadas por integrantes de ouvidorias dos principais órgãos públicos brasileiros. O objetivo era aperfeiçoar as atividades realizadas pelos setores, funcionando como porta de entrada da sociedade civil no setor público.

O presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, e o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, fizeram a abertura do evento, marcado por discussões que tratam do cenário atual das ouvidorias do país. A programação contou com três mesas virtuais.

No primeiro dia do simpósio, foram abordados temas como “Ouvidoria Brasileira: cenário, avanços e desafios”, “Cidadania Digital, governo digital e eficiência pública”, e “Como grandes líderes na história se comunicaram com o povo”. As mesas foram conduzidas pelo conselheiro do TCE-RN, Gilberto Jales; pelo secretário de Controle Interno da Presidência da República, Edson Teles; pela diretora de publicações da revista científica da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional), Luciana Bertachini, e pela ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS), Danielle Ventura. Palestraram, ainda, o coordenador da pós-graduação em Governo Digital, Thiago Ávil; o notário e professor universitário, Jeibson Justiniano, e o juiz de direito do TJ-DFT, Samer Agi.

No segundo dia do simpósio, foram abordados os temas “Governança Pública, gestão de riscos e integridade”, e “Governança pública, ouvidoria e cidadania digital”. Apresentaram as temáticas como palestrantes o conselheiro Érico Desterro; a assessora de Controle Externo do TCM-SP, Christianne Stroppa; a advogada e professora universitária, Ana Maria Pedreira; a advogada e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Vivian Gregori; e o vice-presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Lima.

Ao final de evento, no dia 26, no período da tarde, houve também uma reunião técnica para os membros de ouvidorias, mediada pelo Conselheiro Gilberto Jales, presidente do Comitê Técnico de Ouvidoria e Corregedoria do Instituto Rui Barbosa.

Para saber mais sobre a programação do 5º Simpósio Nacional de Ouvidorias, acesse os links:
https://www2.tce.am.gov.br/?p=49032
https://www2.tce.am.gov.br/?p=49038
https://www2.tce.am.gov.br/?p=49060
https://www2.tce.am.gov.br/?p=49064

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA), com informações do TCE-AM
Foto: TCE-AM

 

ouvidoriasTCE AM02.12.2021

O V Simpósio de Nacional de Ouvidorias contou com a presença de servidores de diversas partes do Brasil