Escola de Contas Alberto Veloso celebra 15 anos de história no TCE-PA

No dia 30 de novembro, a Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) completa 15 anos com muitas realizações para celebrar e novos projetos a serem concretizados nos próximos meses. Para comemorar o aniversário da Ecav, haverá uma exposição de registros fotográficos dos principais eventos da unidade ao longo de sua trajetória no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego e a entrega de blocos de papel personalizado com selo comemorativo pelos 15 anos.

De acordo com a diretora da Escola, Kassya Bengtson, o evento abre um ano comemorativo que contará com o lançamento do novo Portal da Ecav na internet, a modernização do TCE Cidadão, também com novo site, a criação de trilhas de aprendizagem aos servidores do TCE-PA e a oferta de novos programas de capacitação, entre outras ações.

“Muitos projetos serão lançados no ano comemorativo pelo aniversário de 15 anos da Ecav, todos buscando a integração entre tecnologia, capacitação e conhecimento, marca da gestão da Conselheira Presidente Lourdes Lima, que é a inovação. O servidor poderá ter mais contato com aquilo que ele precisa ter de conhecimento para fazer seu trabalho da melhor maneira possível”, informa a diretora.

A Ecav foi criada durante a presidência do Conselheiro Lauro de Belém Sabbá, por meio da Resolução nº 17.278, de 30 de novembro de 2006, a partir da adesão do TCE-PA ao Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios brasileiros (Promoex).

A unidade foi instituída com o objetivo de promover ações de capacitação e de qualificação profissional dos servidores, de difundir conhecimento aos gestores públicos e contribuir para a efetividade do exercício do controle externo.

A Escola veio com a proposta de construir uma Administração pública norteada pela ética e atuante em prol de uma sociedade caracterizada pelo exercício pleno da cidadania. A Ecav baseia suas atividades em conceitos como o profissionalismo, a integração, a proatividade, a inovação e a sustentabilidade. Entre os seus principais projetos estão o TCE Cidadão, o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, o Programa Conversando com o Controle Interno e o Projeto Sexta da Integração.

Homenagem - Na sessão plenária de 9 de setembro de 2010, por meio da Resolução nº 17.893/2010, de autoria do Conselheiro Nelson Chaves, foi aprovada a denominação da Escola de Contas com o nome “Alberto Veloso”, em homenagem ao ex-servidor do TCE-PA, falecido em 2010.

Em 26 de abril de 2012, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 81/2012, estando subordinada à Presidência do TCE-PA, com o apoio do Conselho Consultivo. Ao longo desses anos, o Conselho Consultivo foi imprescindível para os avanços da escola, tendo a participação, em sua composição, dos Conselheiros Rosa Egídia e Luis Cunha, da Conselheira Substituta Milene Cunha, do Conselheiro Substituto Daniel Mello, do Conselheiro aposentado Nelson Chaves, das secretárias de Gestão de Pessoas Alice Loureiro, Ana Maria Garcia e Lia Pessoa, bem como os servidores Francisco Rodrigues da Silva Filho e Leda Mara Monteiro. Estiveram à frente da direção da ECAV as servidoras Vera Fidalgo, Mariúcia Lacerda, Geo Damasceno, Karla Bengtson, Eliana Ecila Gomes e, atualmente, Kassya Bengtson.

Segundo Kassya Bengtson, para o TCE-PA é de extrema relevância a existência de uma escola de contas na instituição, o que demonstra a preocupação institucional com a capacitação contínua de seus servidores. “A Escola de Contas tem uma força institucional muito grande neste sentido. É muito importante o Tribunal de Contas do Estado do Pará mostrar a sua dedicação e seu compromisso com a capacitação constante de seus servidores por meio da Escola de Contas”, destaca Kassya.

Com o advento da Escola, o TCE-PA coloca à disposição de seu corpo funcional e de seus jurisdicionados mais um instrumento para o aperfeiçoamento da Gestão Pública, ressaltando a sua vocação formativa e orientativa, promovendo a interação e a aproximação com a sociedade, com o significativo apoio dos servidores da Ecav, servidores facilitadores e parcerias, que vêm sendo estabelecidas ao longo dessa trajetória de conquistas.