ECAV faz homenagem ao Conselheiro Nelson Chaves

A história da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) se une, em diversos momentos, à trajetória do Conselheiro Nelson Chaves no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Seja pelas diversas ações coordenadas pela Escola, muitas delas idealizadas pelo decano da Corte de Contas, seja pela atual estrutura de funcionamento da unidade, desenhada também com a participação do Conselheiro.

Foi com o sentimento de gratidão e saudade pela chegada da aposentadoria do Conselheiro Nelson Chaves que os servidores da ECAV prestaram homenagens ao homem de grandes ideias que escreveu seu nome no TCE. No coração e na mente de cada um dos integrantes da Escola, o carinho pela atenção e o companheirismo construído pela convivência fraterna.

A ECAV coordena importantes projetos de autoria do Conselheiro Nelson Chaves, como o Conversando com o Controle Interno, Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, Sexta da Integração, o Concurso de Redação Auditor Armando Dias Mendes e o TCE Cidadão, que vem convocar jovens de todas as idades para o exercício do controle social dos recursos públicos em favor da própria sociedade.

A diretora da ECAV, Kássia Bengston, confirmou a admiração pelo Conselheiro por ter sido um grande mestre a todos, tendo compartilhado seus ideais de justiça, de equidade, o apreço pelo coletivo, por sua dignidade e sua honra. “O legado que deixa à Escola de Contas se perpetua no tempo, pois como foi muito bem colocado pelos seus pares na sessão em sua homenagem, o senhor, de fato, é um homem à frente de seu tempo”, disse Kássia.

Durante o tributo, fez-se a leitura do poema “Navegar é Preciso”, de Fernando Pessoa, em alusão aos caminhos traçados na carreira pública do Conselheiro. “Nestas páginas navegamos nas lembranças da gratidão, ancorando um pouco de seus grandiosos sonhos materializados no TCE-PA, pois para o senhor o que é necessário é criar. Sua voz ecoou criativa diante do Plenário do TCE-PA e da sociedade paraense, desenhando programas, projetos, eventos e ações que mobilizaram servidores, jurisdicionados e cidadãos, especialmente as crianças, jovens e trabalhadores – motivo e razão de tudo o que faz”, declararam os servidores.

Coordenadora de Acervo Técnico e Informação (CAT), Cláudia Nilene Moura destacou a generosidade do Conselheiro Nelson Chaves em propor a homenagem a um dos servidores mais queridos do TCE-PA, Alberto Veloso, o qual denomina a ECAV por proposição de iniciativa do Conselheiro. “Tenho 27 anos de Tribunal e já passei por várias ocasiões de Conselheiros se aposentando, mas este momento está sendo diferente pelas diversas manifestações de carinho e de gratidão que estão ocorrendo. Quem planta vento, colhe tempestade, mas como o senhor plantou amor, carinho e amizade, nós vamos colher saudade”, emocionou-se Cláudia Nilene.

Nelson Chaves agradeceu pelas palavras calorosas. “Aquilo que venho recebendo está acima do que eu poderia esperar e muito acima do que eu mereço. A grandiosidade do coração de todos é inesquecível. Tentei fazer aquilo que minimamente estava no meu alcance, sempre procurando contemplar e beneficiar o coletivo”, confidenciou.

O Conselheiro Nelson Chaves recebeu como presente dos servidores da ECAV um caderno que relata, com imagens e símbolos, todo o percurso dos projetos idealizados por ele que foram conduzidos pela Escola de Contas desde a sua criação em 2012.

Fotos: André Maia (Ascom TCE-PA)

cons.nelsonchavesE16.11.2021

Conselheiro Nelson Chaves deixa importante legado formado por vários projetos conduzidos pela ECAV no TCE-PA

cons.nelsonchavesC16.11.2021