TCE-PA encerra Encontros de Orações para o Círio 2021. Veja as fotos!

Na sexta-feira, 24 de setembro, foram encerrados os Encontros de Oração preparatórios para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O último Encontro envolveu os servidores do Gabinete da Presidência, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.

O momento de oração teve como tema “A Lição do Trabalho”, enfatizando o exemplo de São José como trabalhador íntegro e muito dedicado ao trabalho, visto como meio de santificação e de proximidade a Deus.

A Conselheira Lourdes Lima foi quem conduziu a celebração, juntamente com a auditora de Controle Externo, Andrea Cavalcante. Lourdes Limas, presidente do TCE-PA, falou da emoção pela proximidade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

“É um momento cheio de grandes emoções porque é uma homenagem à Mãe de Nosso Salvador, e igual a Ele não há. Deus escolheu essa mulher humilde e que merece todos os nossos sentimentos de gratidão e homenagens”, destacou a Conselheira. Os participantes do Encontro renovaram seus votos à Virgem Maria com orações e depoimentos de fé e devoção.

Os Encontros de Oração para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré começaram no dia 13 de setembro, envolvendo diversas áreas do TCE-PA, sempre realizados no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.

O primeiro ocorreu com a presença dos servidores gabinete da Conselheira Rosa Egídia. Participaram sucessivamente a 2ª e 3ª CCG; o Cerimonial e a Comunicação; e o CID. Na sequência, servidores do gabinete do Conselheiro Luís Cunha participarem do Encontro, assim como a equipe Gestão de Pessoas e a Setin, que prestaram as suas homenagens no dia 20.

A programação continuou no dia 21 com o gabinete da Conselheira Substituta Milene da Cunha. Depois foi a vez do o setor médico e CPL; e no dia 23 do gabinete do Conselheiro Cipriano Sabino e Procuradoria.

Concomitante aos Encontros, foi organizada uma campanha de arrecadação de feijão. Os donativos serão doados para a Casa de Plácido, mantida pela Basílica Santuário de Nazaré, e que acolhe romeiros de diversos municípios paraenses.

CANOAS DE PROMESSEIROS

A programação alusiva ao Círio no TCE-PA segue com a abertura da exposição “Canoas de Promesseiros” no dia 30 de setembro, quinta-feira. A abertura ocorre às 18 horas no edifício-sede do TCE-PA, em Belém, com encerramento no dia 24 de outubro.

A tradicional exposição neste ano tem como tema “A arte do miriti: um sopro de cultura”. Idealizada pelo Conselheiro Nelson Chaves, a “Canoas de Promesseiros” apresenta aos visitantes barquinhos de miriti que reconstroem a romaria do Círio Fluvial, remontada nos espelhos d'água do Palácio Serzedello Corrêa, no bairro de Nazaré.

A mostra dos barquinhos valoriza a produção do miriti – fibra retirada da palmeira do buriti, encontrada na região de Abaetetuba, nordeste paraense, com a produção de brinquedos e artesanatos conhecida mundialmente. A proposta da exposição é mostrar ao público a importância dos artesãos e do miriti para a cultura local.

Pelo segundo ano consecutivo haverá a exibição de imagens projetas na lateral do prédio, completando o cenário lúdico da exposição Canoas de Promesseiros que deve atrair novamente pessoas de todas as idades. E concomitante à “Canoas dos Promesseiros” será realizada a exposição “A fé e o belo na cidade de Belém”, da fotógrafa Soraya Montanheiro, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo.

A exposição de fotografias traz 15 registros de momentos da maior festividade religiosa do Brasil, produzidas a partir de 2014. As fotos apresentam o olhar do participante do Círio em diversas ocasiões, desde a contemplação da paisagem da Baía do Guajará, da Catedral da Sé, aos anjinhos da procissão e à manifestação das mulheres devotas à Virgem de Nazaré.


IMAGEM PEREGRINA

Para os servidores, a programação do Círio do TCE-PA ainda tem um momento muito especial: a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à sede da Corte de Contas. A visita, restrita ao público interno, está agendada para o dia 4 de outubro, às 11h30, na área do estacionamento do Tribunal.